Super banner
Super banner

Araxá dá inicio à segunda etapa da vacinação contra a poliomielite

Araxá dá inicio à segunda etapa da vacinação contra a poliomielite

A Secretaria Municipal de Saúde deu início, na manhã de hoje (14),à segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite em Araxá, que se estende até o próximo dia 25. A meta é imunizar 6.537 crianças. Na primeira etapa, foram utilizadas cerca de 6,5 mil doses, o que representou 99% da cobertura vacinal da cidade. A segunda fase estava prevista para agosto, mas foi adiada para não sobrecarregar o sistema de saúde, ocupado com os atendimentos aos casos de gripe suína em todo o país.

Além do Centro de Vacinação, as Unis e os PSFs também disponibilizam doses contra a poliomielite. A vacinação nestes locais acontece de acordo com o horário normal de funcionamento em cada unidade. No próximo sábado (19), toda a rede atenderá das 8h às 17h. 

Com o slogan “Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar”, o setor da saúde reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância da segunda etapa de vacinação.

A vacina contra poliomelite é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante todo o ano nos postos de saúde e nas campanhas de vacinação de rotina. Os bebês devem receber a vacina aos 2, 4 e 6 meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que até os 5 anos de idade elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação.

Esses reforços são importantes porque a poliomielite é transmitida por três tipos de vírus. Se a criança não desenvolveu a imunidade em relação a um deles, com as várias doses, ela tem oportunidade de se proteger, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil e na América Latina, mas o Brasil mantém comércio e fluxo migratório com alguns países que ainda têm registros da doença. O ministério recomenda que crianças que estejam com febre ou alguma infecção procurem um médico antes da vacinação.

Notícias relacionadas