Super banner
Super banner

Araxá recebe a exposição Encontro Marcado com Fernando Sabino

Araxá recebe a exposição Encontro Marcado com Fernando Sabino

Os fãs e interessados a saberem mais sobre o escritor mineiro Fernando Sabino estão convidados a fazer uma viagem que abrange tanto fatos biográficos, quanto a produção literária e sua atuação no cinema como roteirista e diretor. A exposição multimídia “Encontro Marcado com Fernando Sabino” será exibida deste sábado (8) até o próximo dia 6 de junho, no Museu Calmom Barreto e no Serviço Social do Comercio (Sesc). A exposição idealizada pelo filho do escritor, Bernardo Sabino, consiste em diversos ambientes sensoriais nos quais o visitante será conduzido através de imagens, sons e objetos ao universo que permeou a vida e a obra de Fernando Sabino.

Traduzindo o gosto pela cultura e facilitando seu acesso, a exposição Encontro Marcado com Fernando Sabino divulga a obra de um homem que escreveu belas páginas da literatura brasileira. O projeto propaga o trabalho do escritor, poeta, cronista, cineasta e jornalista, dentre outras atividades, e leva para as novas gerações a cultura e sua ampla variedade. Com uma exposição idealizadora que busca despertar no público o interesse pela arte, o projeto leva para as cidades contempladas particularidades do escritor como fatos biográficos e fotos, além de muita literatura e mostra de filmes.

Encontro Marcado com Fernando Sabino já percorreu cidades de Minas Gerais e São Paulo e propiciou ao público o acesso gratuito à exposição da obra do escritor, com visitas monitoradas, mostra de filmes, palestras, bem como a doação do acervo literário para os municípios. Além de apresentar a obra de Fernando Sabino, foram realizadas oficinas com os alunos das escolas públicas e privadas de cada município. As atividades difundiram o acervo do escritor por meio de apresentações culturais, workshops, narração de histórias, encenação teatral, entre outras.

Em 2010, a exposição percorre 23 municípios e é composta de duas fases. A primeira consiste no desenvolvimento de atividades com a temática do autor nas instituições de ensino do município. E, a segunda fase, conta com a exposição por um período de trinta dias. A proposta também abrange a realização de atividades artísticas e conta com a participação dos alunos no intuito de incentivá-los na aproximação da leitura e no conhecimento da obra do escritor. Serão desenvolvidas didáticas como redação, desenho, pintura e peças teatrais.

Fernando Sabino

Escritor e jornalista brasileiro, um pensador compulsivo, de alma inquieta na busca de conhecer a si mesmo.  Fernando Sabino era um homem incansável e que almejava principalmente atingir o seu melhor como escritor, poeta, cronista, militar da cavalaria, escoteiro, nadador, cineasta e, em tudo o que se propôs fazer, sempre o fez com estrema originalidade, sem competir. Era um atento observador do cotidiano e com isso escreveu uma das mais belas páginas da nossa literatura.

Desde cedo, Fernando Sabino foi atraído pela literatura, posteriormente pela gramática da língua portuguesa e, como consequência natural deste movimento, pela arte de escrever contos, novelas, romances e crônicas. Soube como poucos, registrar com sensibilidade e bom humor, fatos do cotidiano urbano. Sua obra consagrada pelo público adulto, alcança também o público infantil, sendo ele um dos autores mais adotados nas escolas de todo o país.

Suas histórias, narradas em linguagem despretensiosa, penetram no universo das crianças, estimulando nelas o hábito da leitura. A exposição “Encontro Marcado com Fernando Sabino” dispõe-se a proporcionar às novas gerações o acesso a obra literária de Fernando Sabino em suas diversas formas de expressão. Tratando-se do homem que declarou desejar olhar o mundo com os olhos de um menino, não se poderia imaginar melhor maneira de abrir para as crianças as portas do mundo da literatura.

Serviço

Museu Calmom Barreto

Rua Franklin de Castro, 160 – Centro

Segunda a sexta: 8h às 12h / 14h às 18h

Sábado: 9h às 14h

Informações: (34) 3691-7178

Sesc
Rua Dr. Edmar Cunha, 150 – Santa terezinha

Segunda: 8h às 20h

Informações: (34) 3661-3804

Editoria de Cultura do Diário de Araxá

Araxá recebe a exposição Encontro Marcado com Fernando Sabino 1

Notícias relacionadas