
A partir desta quinta-feira (22), o Museu Dona Beja recebe a exposição “Dandara” que reúne fotografias realizadas pelo fotógrafo Cyro Almeida em sua incursão na Comunidade Dandara, na Zona Norte de Belo Horizonte. Ela se configura como um diário intimo e o registro de convivência de Cyro com os moradores no período em que residiu em algumas casas de famílias na comunidade – entre os meses de maio e junho de 2011.
A Comunidade Dandara completa 5 anos e a mostra revela pessoas, casas, móveis, detalhes e afazeres cotidianos da comunidade, estimulando o olhar sobre a cidade e suas dinâmicas. O artista, juntamente com o fotógrafo Tibério França, realizou a seleção e curadoria da exposição. Na oportunidade, será lançado o livro “Dandara” que reúne partes da exposição.
A exposição é patrocinada pela Companhia Brasileira de Metalurigia e Mineração (CBMM) através da Lei de Incentivo à Cultura e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Araxá através da Fundação Cultural Calmon Barreto e do Museu Histórico de Araxá – Dona Beja.
Sobre o artista
Cyro Almeida nasceu em 1984 em Araxá, é graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e fotógrafo-documentarista desde 2010. Participou da exposição “Segue-se ver o que quisesse”, em 2012, no Palácio das Artes, e este ano, entre os dias 22 de março a 4 de maio, com esta mesma exposição, “Dandara”, tendo uma presença de público que surpreendeu, inclusive a Fundação Clóvis Salgado, que é responsável pelo local.