Super banner

Araxá recebe equipe do Mapa para trabalho de registro de Indicação Geográfica

Araxá recebe equipe do Mapa para trabalho de registro de Indicação Geográfica

Araxá recebe equipe do Mapa para trabalho de registro de Indicação Geográfica 1

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Maria Lemos Júnior (Juninho), recebeu recentemente técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carlos e Rogério, que trabalham na região de Araxá para o registro de Indicação Geográfica (IG), conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado.

Em Araxá, os representantes do Mapa visitaram a unidade do Queijo Minas Artesanal do produtor rural Alexandre Honorato, detentor de diversas premiações regionais, estaduais e nacionais, e foi o primeiro ter certificação em Minas para comercialização do seu queijo para outros Estados.

O registro de Indicação Geográfica leva em consideração produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI é a instituição que concede o registro e emite o certificado, sendo que o estudo realizado em Araxá e região está previsto para durar um ano até a certificação.

Também participaram do encontro o chefe do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em Araxá, Calimério Guimarães, e a extensionista local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Silvia Passos.

O secretário Juninho destaca que a iniciativa, além de valorizar os produtos agropecuários locais, os tornam referência nacional, comprovação de suas qualidades e divulgação das nossas tradições.

Notícias relacionadas