Super banner

Araxá recebe o IX Encontro de Orquestras de Violas

Araxá recebe o IX Encontro de Orquestras de Violas

Foto: Caio Aureliano

O Sesc apresenta, em 28 e 29 de junho, o IX Encontro de Orquestras de Violas em Araxá. Esta edição contará com a presença de Orquestras de Violas de Minas Gerais e São Paulo. As apresentações serão encerradas pelo violeiro Chico Lobo, no dia 28, e pelo cantor Renato Teixeira, no dia 29. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos por meio da doação de 1 litro de óleo, encaminhado ao Programa Mesa Brasil Sesc Minas Gerais. A retirada pode ser feita até às 19h dos dias das apresentações.

A programação do IX Encontro de Orquestras de Violas contemplará, também, a realização de oficinas gratuitas, com vagas limitadas, que acontecerão no dia 29 de junho, das 11h às 15h. As inscrições podem ser feitas até o dia 29, no estande localizado no Ginásio do Sesc Araxá. O ginásio também receberá apresentações, nos dois dias, das 9h às 16h30.

Confira, abaixo, informações sobre os grupos participantes:

ORQUESTRA DE VIOLEIROS DE ARAXÁ

Fundada em 2003, por  músicos e profissionais de vários seguimentos, a Orquestra de Violeiros de Araxá já realizou diversas apresentações na cidade e região. Seu compromisso é resgatar a música caipira de raiz, causos e contos, fatos que fizeram a história do folclore brasileiro, além de fomentar e divulgar essa cultura, incentivando, crianças, jovens e adultos a apreciarem a música e a conhecerem a tradição da viola caipira.

ORQUESTRA CANTA VIOLA – PATROCÍNIO/MG

A Orquestra Canta Viola foi fundada em 15 de junho de 2006, por iniciativa do músico Valério Violeiro. Apresenta um importante trabalho na divulgação da musica caipira, tanto em Patrocínio, seu município de origem, quanto em cidades vizinhas, participando de festivais e encontros de orquestras de viola e de violeiros.

ORQUESTRA DE VIOLAS AEDOS E VIOLEIROS – PARACATU/MG

A Orquestra de Violas Aedos e Violeiros completou, em junho 2013,  nove anos de existência. Ela foi criada a partir do projeto Aedos e Violeiros desenvolvido pelo seu idealizador, Gilson Couto, em parceria com a Associação dos Poetas e Violeiros de Paracatu desde o ano de 2004. O Projeto surgiu com o ideal de resgate e manutenção da música de raiz e valorização da viola caipira e seus amantes. Composta atualmente por 13 membros, a Orquestra já se apresentou em Araxá, Coromandel-MG, Uberlândia-MG, Urutaí-GO, Sagarana -MG e em Paracatu-MG.

ORQUESTRA MUNICIPAL DE VIOLEIROS DO RIO JAGUARI – BRAGANÇA PAULISTA/SP

 Fundada em 17 de março de 2010, a Orquestra Municipal Violeiros do Rio Jaguari foi criada devido à parceria entre a Organização não Governamental SOS Vale do Jaguari e a Prefeitura da Estância Climática de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

A regência é de Irmei Menezes de Liz, idealizadora da proposta juntamente com Walter Liz, e Eurípedes Liz. Criada com a filosofia de manter e divulgar a cultura caipira; representar a cidade em eventos levando cultura a todos; estudar e divulgar a música tipicamente brasileira e a viola caipira. Atualmente conta com a participação de aproximadamente 38 violeiros.

ORQUESTRA DE VIOLEIROS JEITO CAIPIRA – SÃO GOTARDO/MG

A Orquestra de Violeiros Jeito Caipira surgiu através de um encontro de amigos violeiros em meados de 2005. Denominada primeiramente  por Clube da Viola de São Gotardo, começou fazendo apresentações em eventos beneficentes e festas em fazendas da região.

Em 2006 apresentou-se no Minas em Serenata. A Orquestra sempre é requisitada nas festividades de São Gotardo e região, e em festas de Carros de Bois, Festas Agropecuárias e nos Encontros de Orquestra de Violeiros.

ORQUESTRA DE VIOLEIROS DE COROMANDEL/MG

Fundada em 28 de novembro de 2004, a primeira apresentação aconteceu no 1º Encontro de Causos e Violeiros, realizado em 26 de março de 2005, em Coromandel. A partir de então, a Orquestra, que atualmente conta com 13 integrantes, se apresenta por toda a região.

CHICO LOBO

Violeiro, compositor, apresentador de TV, Chico Lobo é natural de São João Del Rei, toca viola caipira desde os 14 anos. A crítica o considera um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de popularização da tradição musical do cenário brasileiro. É um artista consciente do seu importante papel no universo da viola caipira, e desse modo domina o palco com presença e comunicação ímpares. É um apaixonado pela cultura de sua terra. Foi nomeado Embaixador do Divino Espírito Santo (Festa folclórica de S.J.Del Rei) e Guarda Coroa de Sto. Antônio. Com a viola na mão, canta as folias, os congados, os catiras, as modas, suas raízes de modo muito envolvente junto a sua excepcional banda.

RENATO TEIXEIRA

Nascido em Santos, Renato passou a infância em Taubaté. Tornou-se compositor e esteve presente na Era dos Festivais da TV Record ao ser interpretado por Gal Costa e Roberto Carlos. Depois disso, o seu disco Paisagem foi um dos marcos da aproximação com a música raiz. Gosta de lembrar a estética musical inovadora criada com o parceiro Sérgio Mineiro, no Grupo Água, trabalho que seduziu Elis Regina, Almir Sater e tantos outros.

SERVIÇO DAS APRESENTAÇÕES:

Evento: IX Encontro de Orquestras de Violas em Araxá

 

Data: 28/06

Apresentação das Orquestras de Violas das cidades de Araxá (MG), Patrocínio (MG) e São Gotardo (MG). Show de encerramento com Chico Lobo

Data: 29/06

Apresentação das Orquestras de Violas das cidades de Paracatu (MG), Bragança Paulista (SP) e Coromandel (MG) e show de encerramento com Renato Teixeira

Local: Centro Cultural do Sesc Araxá

Horário: 19h30

Classificação: livre

Entrada gratuita mediante doação de 1 litro de óleo encaminhados ao Programa Mesa Brasil Sesc Minas Gerais

SERVIÇO DAS OFICINAS:

Vagas limitadas

Data: 29/06

Local: Salão Dona Beja do Sesc Araxá

Horário: 11h às 15h

Classificação: livre

Inscrições: no estande da Orquestra de Violeiros de Araxá (Ginásio do Sesc Araxá), no dia 29/06, das 9h às 11h, ou antecipadamente pelo telefone (34) 8854-2169 – Pedro Eloi.

Informações sobre oficinas: (34) 8854-2169 – Pedro Eloi

Informações sobre o evento: (34) 3661-3804

Notícias relacionadas