Super banner

Araxá sedia encontro regional da Semana Mineira de Resíduos Sólidos

Araxá sedia encontro regional da Semana Mineira de Resíduos Sólidos

De 20 a 28 de novembro, acontece a 1ª Semana Mineira de Redução de Resíduos. O evento, que acontece simultaneamente em 20 países da Europa e em Minas Gerais, tem o objetivo de promover o engajamento das entidades públicas e privadas e da sociedade em ações que estimulem a conscientização e a adoção de atitudes relacionadas à importância da redução de resíduos.

Por ser um município referência na gestão de resíduos, principalmente com a mobilização de catadores de materiais recicláveis, Araxá recebe um dos três encontros regionais da semana, nesta terça (23) e quarta-feira (24), no Clube Araxá – rua Presidente Olegário Maciel, 333, Centro.

Na programação, palestras e debates sobre as políticas estadual e federal de resíduos sólidos, logística reversa e inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis. Dentre os participantes está a coordenadora do Comitê Interministerial de Inclusão Social dos Catadores do governo federal, Jaira Puppim, e do coordenador de Mobilização do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), José Aparecido Gonçalves.

Os encontros regionais da 1ª Semana Mineira de Redução de Resíduos são uma realização do Fórum Estadual Lixo e Cidadania, Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Servas e governo de Minas. Além de Araxá, os municípios de Pirapora e Juiz de Fora também recebem o evento.

1ª Semana Mineira de Redução de Resíduos

Em Minas Gerais, as atividades serão desenvolvidas em diferentes regiões, no mesmo período em que acontecerá em 20 países da Europa e na República Dominicana, na América Central.  A Feam foi convidada para ser uma das organizadoras do evento a partir do reconhecimento, pelo Comitê Europeu, dos projetos que a Fundação tem desenvolvido para Prevenção e Redução de Resíduos nas atividades de sedimentos sólidos urbanos, industriais e de mineração.

Nesta semana, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) recebe vários eventos relacionados ao tema, desde um Seminário Internacional de Escória de Aciaria até oficinas e cursos para ensinar a população como utlilizar os alimentos de forma integral, como fazer uma composteira caseira e como reutilizar o óleo de cozinha para fazer sabão. A programação completa está disponível no site do evento.

Notícias relacionadas