Super banner

Araxá sedia seminário de estruturação do Sistema Nacional de Cultura

Araxá sedia seminário de estruturação do Sistema Nacional de Cultura

Araxá sedia o Seminário do Sistema Nacional de Cultura (SNC) durante esta segunda (14) e terça-feira (15), no auditório do Virgilius Palace Hotel, com o objetivo de apresentar a proposta de estruturação do SNC aos setores públicos e sociedade civil.

O evento é promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com apoio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB). Cerca de 200 pessoas participam do evento, dentre autoridades,membros de conselhos do Estado e dos municípios mineiros, além de gestores públicos e privados do setor.

O seminário composto por dois módulos que abordam o Sistema Nacional de Cultura e a Gestão e Programas em Cultura.

“O evento é fundamental para o avanço da gestão cultural no Brasil, pois consolidará um modelo de administração com compartilhamento de competências, decisões e recursos.”, destaca o coordenador geral do SNC e de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do MinC SNC, João Roberto Peixe.

“Além de democratizar os processos decisórios, trará economicidade, eficiência, eficácia, equidade e efetividade na aplicação dos recursos públicos”, acrescenta.

Em Minas Gerais, o município de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), também sediou o evento.

“É uma honra muito grande Araxá sediar este encontro que objetiva repensar, modernizar e profissionalizar a gestão da cultura em suas três instâncias – municipal, estadual e federal”, afirma o presidente da FCCB, Walter Ogawa Silva.

Ele destaca que as ações voltadas para a cultura estão deixando de ficar em segundo, assim como aconteceu com o turismo há mais de dez anos.

“Principalmente no profissionalismo, apoio e visibilidade, além de mais acesso a recursos. Estamos em um momento decisivo, excelente, ou seja, uma situação muito promissora para a área cultural em nosso país.”

Além de Peixe e Ogawa, fizeram parte da mesa diretora do evento Superintendente de Ação Cultural da SEC, Raul Abu-Jamra Costa; o vice-prefeito Miguel Alves Ferreira Júnior; a chefe da Representação Regional do MinC em Minas Gerais, Aída Ferrari; o representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jairo Braga Machado; e a representante da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Helena Arnaud.

Programação

Segunda (14)

9h – Abertura

10h30 – O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura: Estruturação, Institucionalização e Implementação

14h – Sistemas Setoriais de Cultura

15h – Instâncias de Participação no Sistema Nacional de Cultura

16h30 – Formulação e Implantação dos Planos Estaduais e Municipais de Cultura

17h30 – Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais

Terça (15)

8h30 – Acordo de Cooperação Federativa

10h45 – Programas Federativos na Área de Cultura

14h30 – Construção e Institucionalização dos Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura

18h30 – Happy Hour

Notícias relacionadas