Super banner

Araxá vai sediar etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike em 2024

Araxá vai sediar etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike em 2024

Uma conquista histórica! Araxá foi anunciada entre as cidades que vão receber a Copa do Mundo de Mountain Bike em 2024. A etapa será realizada entre os dias 19, 20 e 21 de abril. E a expectativa é que atletas de mais de 50 países participem da competição organizada pela União Ciclística Internacional (UCI).

Ao todo são 14 cidades divididas em nove países que receberão as etapas, e no Brasil apenas Araxá e Mairiporã (SP) foram escolhidas. O calendário da etapa inclui disputas do Cross Country olímpico (XCO), Short Track (XCC), Downhill (DHI) e Enduro (EDR), incluindo E-Enduro (E-EDR).

O anúncio oficial aconteceu nesta terça-feira (17), no Araxá Center Shopping, e contou com a presença do prefeito Robson Magela, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Juliano Cesar da Silva, do presidente da Câmara de Vereadores, Bosco Júnior, representantes da Associação de Ciclismo e Esporte de Aventura de Araxá (Aceaa), ciclistas e entusiastas do esporte e imprensa.

Também prestigiaram o evento, de forma online, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o deputado estadual Bosco e o organizador da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB), Rogério Bernardes. A multiatleta Jane Porfírio foi escolhida como embaixadora da etapa de Araxá.

O prefeito Robson Magela explica que a cidade está acostumada a receber grandes nomes do ciclismo mundial. “Em abril deste ano, Araxá foi sede da Copa Internacional de Mountain Bike pelo 20º ano consecutivo. E hoje poder receber uma notícia dessa é muito bom, e saber que somos umas das cidades representantes do nosso país é melhor ainda. Isso mostra que estamos no caminho certo. Esse evento vai fomentar nossa economia local, a rede hoteleira e irá apresentar Araxá para o mundo todo. Estamos muito honrados”, reitera.

De acordo com o secretário Juliano Cesar da Silva, a cidade já começa a se preparar para receber o evento. “Já estamos nos planejando para trabalhar arduamente com o intuito de atender melhor os atletas, as delegações e os visitantes de forma geral. Na parte prática, queremos oferecer também uma melhor ergonomia para os competidores para que levem o nome de Araxá a patamares ainda maiores”, reforça.

O presidente da Câmara Municipal de Araxá, vereador Bosco Júnior, explica que ao longo da história a cidade nunca recebeu um evento dessa proporção. “São mais de 40 países envolvidos, 400 atletas e 150 profissionais apenas na transmissão ao vivo. Acredito que é um evento que vai fomentar muito a economia em diversos aspectos, seja no ramo da hotelaria e outras frentes econômicas que vão deixar um legado muito positivo e histórico para a nossa cidade”, destaca.

O atleta Olímpico, tricampeão brasileiro e sete vezes campeão da CIMTB também esteve no anúncio e destaca a importância do evento para a cidade. “É muito legal essa novidade, pois Araxá sedia a Copa Internacional há 20 anos, e trazer a Copa do Mundo da categoria, um evento dessa proporção, é muito importante para Araxá, região e para o Brasil de forma geral”, conclui.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *