Super banner

Audiência pública apresenta prestação de contas da Secretaria de Saúde

Audiência pública apresenta prestação de contas da Secretaria de Saúde

O Teatro Municipal de Araxá recebeu, nesta quarta (26), audiência pública da Secretaria Municipal de Saúde. A apresentação cumpri a Lei Complementar nº 141 e exibiu a prestação de contas do Segundo Relatório Detalhado do Quadrimestre anterior (maio, junho, julho e agosto de 2018).

O evento contou com a participação dos vereadores, representantes do poder Executivo, servidores da Secretaria de Saúde, imprensa e comunidade.

O presidente do Legislativo, vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), abriu a reunião destacando o trabalho desempenhado pelos profissionais da Secretaria de Saúde, que se desdobram para cuidar de um setor de grande importância para a sociedade.

A secretária de Saúde, Diane Dutra, lembrou que completou seis meses a frente da pasta: “Tendo como referência o Estado de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro, Araxá é um município privilegiado em relação à saúde por ser uma das poucas cidades da região que está conseguindo manter os salários dos servidores em dia e por não ter precisado reduzir o número de serviços e atendimentos prestados.”

A enfermeira Ana Mara de Oliveira Martins Quintão, exibiu dados do setor de Planejamento e Projetos. Ela detalhou o número de atendimentos das 18 Unidades de Estratégia de Saúde da Família, que em média realizam juntas, por mês, cerca de 4 mil consultas e 9 mil visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde. Ela apresentou fotos e comentou as diversas ações desenvolvidas pela atenção primária como cursos, vacinação, grupo de gestantes e idosos, alimentação saudável nas escolas, saúde bucal e mental, dentre outras atividades.

A enfermeira destacou que a constituição determina que a aplicação em serviços públicos de saúde deve ser de no mínimo 15% da arrecadação. No ano de 2018, até o mês de agosto, a aplicação foi de 18,63%, totalizando o valor de R$ 35.304.401,29.

A secretária Diane falou sobre as melhorias nas Unidades Básicas de Saúde: “As obras começaram pela Unisa, mas os outros espaços também passarão por reformas menores, respeitando o cronograma”. Ela informou que estão sendo providenciadas câmeras de videomonitoramento e adequações para a segurança das Unidades.

Outra melhoria importante que deve ser implantada até o final do ano é a informatização do sistema das Unidades de Estratégia de Saúde da Família. O objetivo é que todas elas estejam conectadas entre si para facilitar a rotina de atendimentos e alinhar as informações, facilitando a vida dos pacientes e profissionais da saúde.

Um site para a Secretaria também está sendo planejado para disponibilizar aos usuários informações sobre exames e consultas.

A fila para realização de procedimentos de ultrassom foi outro problema apontado pela secretária. “Cerca de 1.800 pessoas estão aguardando para realização desse exame, por isso a Secretaria adquiriu um novo equipamento para tentar cessar a fila e reduzir o tempo de espera”.

A secretária finalizou respondendo perguntas e comentando o andamento de alguns requerimentos apresentados pelos parlamentares. Ela também pediu a ajuda da população para que desmarquem os procedimentos quando não puderem comparecer, pois é comum os pacientes confirmarem a presença e mesmo assim faltarem sem aviso prévio, atrapalhando o fluxo das filas de espera.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Araxá

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *