Super banner

Bordado de Araxá é destaque na Mostra Minas

Bordado de Araxá é destaque na Mostra Minas

De segunda-feira (9) até o dia 28 os visitantes do Espaço Minas Gerais, em São Paulo, poderão conhecer obras dos artesãos mineiros expostas durante a Mostra Minas – Artesanato em Desenvolvimento. A coletânea de peças demonstra a diversidade na combinação de cerâmica, fibras, tecidos, ferro, estanho e madeira, transformados em utensílios, colchas, mobiliários e objetos expressivos e de uso prático. O bordado de Araxá estará presente no evento.
 
A abertura da exposição, às 17h, contará com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Sergio Barroso. O evento também marca o lançamento da 20ª Feira Nacional de Artesanato (FNA), organizada pelo Instituto Centro Cape (Icape), que irá homenagear o Brasil e sua diversidade cultural, étnica e artesanal.

“Os trabalhos selecionados traduzem a constante evolução dos artistas de Minas Gerais, aplicando novas técnicas e utilizando diferentes matérias-primas, sem que percam sua identidade”, afirma a superintendente de Artesanato da Sede, Maria Amélia Dornelles.

A exposição, organizada pela Sede com recursos do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Fumin/BID), integra o projeto Aumento da Competitividade Territorial a partir do Turismo de Negócios.

Maria Amélia informa que o mix de obras contempla desde a tradição da arte de Minas Gerais, com santeiros, até peças de vanguarda, como os trabalhos de reciclagem elaborados com sacos de cimento por artistas de Entre Rios de Minas. “Realizar a mostra em São Paulo é um convite para que venham visitar nosso Estado,” destaca.

Estarão reunidos na exposição trabalhos de artistas como Pedro Miranda, Yara Tupinambá, Alice Mascarenhas, João Alves, Erli Fantini, Rogério Araújo, Jorge Antônio da Cruz, Vanderlei de Sena, Mário Teles; o artesanato de São João del-Rei, Prados, Saramenha, Tiradentes, Divinópolis, Pará de Minas, Belo Horizonte e, também, o trabalho de resgate de bordado de Araxá.

Espaço Minas Gerais

Inaugurado em 14 de setembro passado, o local foi concebido para tornar-se o espaço do empreendedor interessado em Minas, ambiente ideal para receber empresários e missões do país e do exterior, que fazem de São Paulo o “trampolim” para viabilizar investimentos.

O espaço destina-se à realização de negócios e divulgação de atividades e projetos econômicos, turísticos e culturais, tendo em vista que São Paulo é um pólo aglutinador que apresenta grande diversidade e oportunidades.

Notícias relacionadas