Super banner

Câmara recebe visita da coordenadora do Programa “Ver Minas” em Araxá

Câmara recebe visita da coordenadora do Programa “Ver Minas” em Araxá

Câmara recebe visita da coordenadora do Programa "Ver Minas" em Araxá 1

A Câmara Municipal de Araxá se reuniu na manhã desta quinta-feira (27) com a coordenadora geral do Programa “Ver Minas” em Araxá, Márcia Meire Severo, da Secretaria Municipal de Saúde e também com a assessoria parlamentar do deputado estadual Bosco, do PTdoB. O encontro realizado no gabinete da presidência contou com as presenças dos vereadores Eustáquio Pereira, Juninho da Farmácia, Néia da Uninorte, Pastor Moacir, José Gaspar Ferreira de Castro – Pezão, Alexandre dos Irmãos Paulo, Fárley Cabeleireiro e Romário do Picolé.

O encontro, motivado através de pedido do presidente Miguel Alves Ferreira Júnior, teve por objetivo colocar o Poder Legislativo a par das ações e a logística que estão sendo desenvolvidas pela Administração Municipal de Araxá, via Secretaria de Saúde, para o recebimento do Programa Ver Minas em Araxá que ocorrerá durante o período de 11 a 16 de abril.

O programa Ver Minas é desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas Gerais em parceria com o SUS (Sistema Único de Saúde) e a proposta é oferecer assistência oftalmológica clínica e cirúrgica, em Unidades Móveis, à população com idade acima de 50 anos. Além de Araxá, o programa também contemplará os municípios da microrregião.

A reunião foi presidida pelo vereador Eustáquio Pereira. Segundo ele a intenção do Poder Legislativo é ser parceiro da Administração Municipal neste projeto de grande alcance social e que, conforme garantiu, beneficiará milhares de pessoas de Araxá e de toda a região. Os vereadores também falaram sobre a importância do projeto e todos colocaram seus gabinetes e assessoria à disposição para auxiliar no que for necessário. Na oportunidade vários assessores foram designados para atuar como voluntários durante o desenvolvimento do programa em Araxá.

Demanda Reprimida

Em nome do Poder Público Municipal, a coordenadora do projeto em Araxá, Márcia Meire Severo disse que a Prefeitura irá arcar com toda a estrutura necessária para receber as carretas e os profissionais que farão os atendimentos à população. Segundo ela, a Secretaria Municipal de Saúde está montando uma grande estrutura para que tanto os profissionais quanto os pacientes recebam o melhor tratamento possível.

Márcia destacou que a demanda em Araxá para este tipo de procedimento é muito grande, uma vez que as duas profissionais que atendem na rede pública estão de licença. Esclareceu ainda que a Secretaria Municipal de Saúde tem um cadastro com 936 pessoas que necessitam do tratamento e outros 390 cadastros via TFD – Tratamento Fora do Domicílio. “O número de pessoas que estão procurando a Secretaria de Saúde é muito grande e todos estão sendo cadastrados”, garantiu.

No total, 70 profissionais da Secretaria de Estado da Saúde estarão em Araxá, sendo que deste total doze são médicos. Após os procedimentos, um médico ficará em Araxá durante o período de 30 dias para o retorno dos pacientes que passaram por intervenção cirúrgica.

Cadastro

Para fazer o cadastro, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h munidos de Xerox dos seguintes documentos: CPF, Identidade, comprovante de endereço e o cartão do SUS. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones: 8852-3490 ou 3691-7100.

Atendimentos

De acordo com planilha estabelecida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, via Secretaria de Estado da Saúde foram definidos os números de procedimentos que serão realizados para cada cidade. Ver tabela abaixo:

– Araxá: 2.037

– Campos Altos: 268

– Ibiá: 488

– Pedrinópolis: 78

– Perdizes: 250

– Pratinha: 86

– Santa Juliana: 203

– Tapira: 86 

Notícias relacionadas