Super banner
Super banner

Campanha de Multivacinação de Crianças e Adolescentes é prorrogada até 30 de novembro

Campanha de Multivacinação de Crianças e Adolescentes é prorrogada até 30 de novembro

A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a Campanha de Multivacinação de Crianças e Adolescentes (menores de 15 anos) para atualização da caderneta de vacinação. A prorrogação partiu da orientação do Ministério da Saúde, uma vez que, segundo o órgão, o número de vacinados ainda não foi suficiente para o aumento adequado das coberturas vacinais.

A campanha começou em outubro e agora segue até o dia 30 de novembro. Ao todo, 17 vacinas serão disponibilizadas para que jovens possam atualizar a Caderneta de Vacinação em um único dia. A campanha pode evitar doenças como, por exemplo, sarampo, meningite, caxumba, pólio, rubéola e síndrome da rubéola congênita.

A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Érica Fonseca, explica que a pandemia acabou contribuindo para a baixa cobertura vacinal. Segundo ela, para algumas vacinas, a cobertura está em cerca de 60% do grupo, sendo que o ideal é de 95%.  

“Todos ficaram muito preocupados com a Covid-19, mas acabaram se esquecendo de se vacinar contra as outras doenças preveníveis. Além disso, movimentos anti-vacina contribuem para a queda nas coberturas vacinais. Resultado disso é o retorno de algumas doenças que já haviam sido consideradas erradicadas”, alerta Érica.

Vacinas disponíveis

Para crianças – BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.

Para adolescentes – Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).

Cronograma segunda a sexta-feira

– Unicentro, Unioeste, Uninordeste- 8h às 16h
– ESF Max Neumann – 12h às 17h

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x