Super banner

Campanha de Popularização Teatro & Dança atrai 9 mil espectadores

Campanha de Popularização Teatro & Dança atrai 9 mil espectadores

Campanha de Popularização Teatro & Dança de Araxá - Fotos: Divulgação

Da Redação/Via Ascom – Terminou neste domingo (27) a 1ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança de Araxá, com o espetáculo de Carlos Nunes, ‘Como sobreviver em festas e recepções com buffet escasso’, que mais uma vez foi de casa cheia. Ao todo, foram 11 onze apresentações no Cine Teatro Tiradentes do Grande Hotel desde o começo de maio, com produções de Araxá e Belo Horizonte.

Segundo o coordenador da campanha em Araxá, Cássio Pinheiro, o resultado de todo o projeto é extremamente positivo. Desde o começo, os ingressos disponibilizados para a população se esgotaram praticamente em uma semana e meia.

“Tivemos uma participação ativa de toda a população e de todos os artistas de teatro e dança da cidade. Movimentamos toda a cadeia produtiva na economia de Araxá. Tudo surpreendeu, mas principalmente a qualidade e a forma que o público abraçou a campanha.”

Além de promover momentos de lazer a toda comunidade, a campanha chegou também com o objetivo de proporcionar a profissionalização dos atores e produtores de artes cênicas da cidade.

Oficinas de voz, improvisação, corpo e iluminação foram ministradas. Para a realização de tudo, foram repassados para a campanha, através da Lei Rouanet, R$ 250 mil por meio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

Mas, de acordo com Cássio, o gasto total de R$ 280 mil. “Investimos também em função de que esse é o carro-chefe do Sinparc (Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Araxá). Vimos que era importante fazer esse investimento acima do patrocínio que foi feito. Investir para que outros anos possam acontecer com a campanha aqui em Araxá. O público diz que podemos fazer a segunda edição. Então, eu acho que vale a pena insistir e seguir em frente com o projeto”, destaca.

Um público de quase nove mil expectadores lotou as diversas apresentações adultas e infantis. E ao fim de tudo, a população afirma que a Campanha de Popularização termina com um gostinho de quero mais.

“Foi tudo tão bom neste mês de maio. Araxá precisa de muito mais eventos como esse. Acho que todos nós fomos premiados com peças de teatro de tanta qualidade e todos ficaram surpresos também com qualidade do trabalho dos grupos de Araxá. Que pena que terminou”, afirma a secretária Maria Luiza de Oliveira.

O assistente administrativo Paulo José Santos Rocha conta que trocou os ingressos para algumas peças e enfrentou a fila de espera de todos os outros para poder assistir.

“A gente tem tão pouco disso que vale à pena sair de casa e ir ao teatro. Cultura nunca é demais, e eu comemoro a oportunidade de poder ter acompanhado um evento de tamanha qualidade como foi essa campanha. Tomara que em breve mais peças aconteçam e que em 2013 a gente possa ter a segunda edição”, ressalta.

A 1ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança de Araxá foi uma realização do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Araxá (Sinparc), Prefeitura de Araxá, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com patrocínio da CBMM; e apoio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), Sesi/Senai e Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Araxá (Aparc).

Notícias relacionadas