Super banner
Super banner

Capal alerta para os últimos dias de vacinação contra a febre aftosa

Capal alerta para os últimos dias de vacinação contra a febre aftosa

Doses armazenadas em uma das Lojas Agroveterinárias da Capal - Divulgação

Da Redação/Via Ascom – A Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) alerta os produtores para os últimos dias de vacinação contra a febre aftosa. A campanha teve início em 1º de maio e continua até o próximo dia 31. Durante esse período, as doses da vacina estão à venda nas Lojas Agroveterinárias da Capal por R$ 0,73. O produtor deve declarar a vacinação de seu rebanho até 15 dias depois da compra da vacina.

Todos os bovinos e bubalinos, inclusive os recém-nascidos, devem ser vacinados. A segunda etapa da campanha contra a febre aftosa está prevista para o período de 1º a 30 de novembro.

Os proprietários que não imunizarem os animais não receberão o certificado expedido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A febre aftosa é uma doença causada por um vírus. O animal infectado apresenta feridas na boca, tetas e cascos. Por causa disto, o gado fica mais fraco.

Desde 1996, Minas Gerais não tem casos de febre aftosa e a doença está praticamente erradicada. Para manter este índice, mais de 23 milhões de animais do rebanho bovino e de búfalos serão vacinados em todo o Estado.

As declarações de imunização apenas serão emitidas até o dia 15 de junho, sem prorrogação. Caso descumpra o prazo, o produtor receberá advertência e multa de 20 Ufirs por cabeça de gado. Somente com a declaração em mãos, os criadores adquirem a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento indispensável para a circulação do rebanho em território estadual e nacional.

Conservação da vacina

Ao ser retirada da loja, a vacina deve ser conservada em caixa térmica, com gelo suficiente para mantê-la refrigerada entre 2º e 8º C até o momento da aplicação. Se esquentar, a vacina perde eficácia. Por isso, se não forem usados logo após a compra, os frascos precisam ser mantidos na geladeira.

Notícias relacionadas