Super banner

Capal oferece seguro gratuito no transporte do café

Capal oferece seguro gratuito no transporte do café

Sacas de café armazenadas na Capal - Divulgação

Notícias de roubos de cargas de café são comuns em todo país, principalmente durante o transporte dos grãos das propriedades até a armazenagem. O alto valor das cargas e a facilidade de venda no mercado atraem quadrilhas especializadas no crime para as grandes regiões produtores de café.

Com o objetivo de assegurar a produção dos seus cooperados, a Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) está oferecendo um seguro gratuito no transporte do café da propriedade do associado até o armazém da cooperativa. Para o cooperado ter direito a esse novo serviço, precisa armazenar a sua produção na Capal e fazer a comunicação antecipada que seu café está sendo enviado. A carga só está assegurada após a emissão da nota de transporte.

O gerente de Insumos e Café, Marcelo Marques Ribeiro, diz que o seguro gratuito é mais um diferencial que a Capal oferece a seus cooperados.

“O produtor beneficia seu café na propriedade, seja com máquinas particulares ou terceirizadas, e leva sua produção até a cooperativa. Durante esse trajeto é comum caminhões sendo roubados, já que é uma carga muito valiosa. Nossos cooperados sempre solicitaram que a cooperativa prestasse esse serviço de seguro. O ano passado nós oferecemos, mas era algo cobrado. Este ano estamos oferecendo gratuitamente esse serviço aos nossos cooperados que trazem seu café para armazenar e fazem seus serviços através da Capal.”

De acordo com Marcelo, o seguro é realizado através da Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig). “A Coccamig tem várias cooperativas associadas, e pelo grande volume de negócios que juntas realizam conseguiu fechar com uma grande seguradora de transporte de cargas. Assim, todos os associados que realizam seus negócios com as cooperativas filiadas à Coccamig têm direito a esse serviço gratuito”, afirma.

“A grande exigência é que o produtor faça a comunicação antecipada que seu café está sendo transportado para a cooperativa. Ele deve ligar no departamento de café, passar a placa do caminhão, nome do motorista, horário do transporte, dentre outros. A partir do momento em que a nota de transporte do café da propriedade até o armazém da Capal for emitida, a carga estará assegurada”, acrescenta.

Segundo gerente, a Capal espera movimentar cerca de 200 mil sacas de café nesta safra. “Muitos produtores já começaram a entregar seu café na cooperativa. Em agosto próximo, o ritmo de colheita passa a ser maior, mas todos que já trouxeram estão utilizando de nosso benefício do seguro. Estamos em um ano de safra alta e esperamos comercializar algo em torno de 200 mil sacas de café. Esse nosso seguro é um grande diferencial de mercado, o produtor tem tranquilidade, pois seu café sai da propriedade assegurado. Evita gastos com batedor de caminhão e preocupação com a carga”, diz Marcelo.

Notícias relacionadas