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Capal recebe acadêmicos da Escola de Medicina Veterinária da UFMG

Capal recebe acadêmicos da Escola de Medicina Veterinária da UFMG

Alunos da UFMG durante visita a propriedades rurais da região - Divulgação

Da Redação/Via Ascom – Alunos do 8º Período do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizam, durante toda a semana, diversas visitas a propriedades rurais da região. A comitiva, formada por cerca de 40 estudantes, faz parte do projeto de Aulas Práticas Integradas de Campo (Apic) da Escola de Medicina Veterinária da universidade.

O objetivo é promover a integração da instituição e comunidade, visando a complementação da formação escolar, a aquisição de experiências e coparticipação em empreendimentos para o desenvolvimento social e econômico das comunidades rurais. O projeto conta com o apoio da Capal, Itambé, Prefeitura de Araxá, Sicoob Crediara e a MultiTécnica.

A viagem, que tem a coordenação geral do professor Décio Souza Graça, tem, entre as ações específicas, o levantamento sanitário do rebanho; a avaliação reprodutiva de fêmeas e machos; problemas relacionados ao manejo, nutrição e instalações; além de recomendações, aplicáveis à região, de medidas sanitárias, clínicas, de manejo, nutrição e reprodução.

Ao todo, cerca de 20 propriedades rurais recebem a visita, onde professores, alunos e proprietários realizam diferentes práticas e participam de espaços de discussão, o que permite novos aprendizados e o contato com diferentes sistemas rurais.

De acordo com o professor, o Apic proporciona aos alunos colocarem em prática tudo que aprendem dentro da sala de aula. “A ideia é que esses estudantes possam implementar determinadas práticas que não tem oportunidade de realizar durantes as aulas na Universidade. Não é só um complemento curricular, é também uma oportunidade de experiência profissional. Um exemplo, é o diretor da Capal, doutor Caio Côrtes, que foi nosso aluno e participou efetivamente desse projeto quando era aluno da UFMG. Fiquei extremamente feliz ao visitar a Capal e conhecer o  trabalho que ele realiza na região. Grande parte do que é feito na Fábrica de Ração da Capal, foi um aprendizado que ele adquiriu na nossa escola veterinária.”

Alunos da UFMG durante visita a propriedades rurais da região - Divulgação

O cooperado da Capal, Ivanir Fidelis, que recebeu uma comitiva de estudantes em sua propriedade, diz que o projeto também é muito importante para o produtor rural. “É uma oportunidade de mostrar aquilo que realizamos dentro da nossa fazenda. As ações que realizamos são como trabalhamos na produção de leite e manejo dos animais. Se tiver algo sendo feito errado, os alunos e os professores vão apontar. É uma grande experiência que temos e uma gratificação muito grande saber que estamos proporcionando algo novo para esses alunos. Tenho certeza que muita coisa que apreenderem aqui será utilizado na vida profissional deles.”

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Wander Prugger, diz que é uma honra para Araxá receber alunos da UFMG. “Um dos pontos positivos desse projeto é justamente trazer novas tecnologias, novos métodos, tudo aquilo que está sendo ensinado dentro da universidade, para o nosso produtor rural. É um intercâmbio que ajuda na formação de futuros profissionais da área e também de aperfeiçoamento das propriedades da nossa região. A Capal já trabalha muito bem essa capacitação do homem do campo, mas o APIC é aquilo que existe de mais novo em termos de conhecimento. O trabalho da Capal, juntamente com um projeto como o APIC, é extremamente importante para a nossa região.”

A coordenadora da comitiva de alunos, Joana Palhares, ressalta que, muitas vezes, o conteúdo ensinado em sala de aula, não é de fácil aplicação no campo. “Araxá é uma grande bacia leiteira e podemos aprender na prática tudo que vimos em todos esses períodos de universidade. Muitas escolas não têm esse projeto como a UFMG, muitas não têm esse trabalho de campo. Estamos tendo uma grande oportunidade. Para nossa formação profissional é excelente, pois a cada dia saímos com um professor diferente para visitar determinada propriedade e debater sobre um assunto especifico”, destaca Joana.

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