Super banner

Carnaval de Blocos cresce e espera atrair mais turistas para Araxá

Carnaval de Blocos cresce e espera atrair mais turistas para Araxá

Sucesso em 2018 com os blocos “Filhos de Beja”, “Subaco do Cristo” e “Unidos pelo Samba”, o Carnaval de Rua araxaense busca crescer neste ano. Entre participantes da folia araxaense em 2019, a Associação Carnavalesca de Araxá (ACA) contará com até oito blocos desfilando pelas ruas da cidade, durante os cinco dias de festa, e organizará novas atrações para os foliões.

O objetivo é promover um Carnaval voltado para a família araxaense, acessível para todas as idades e que contribua para a geração de receita no comércio, bares, restaurantes e hotelaria. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Araxá e da iniciativa privada.

Tradicionalmente uma festa popular, o Carnaval de Araxá sempre foi reflexo das manifestações culturais, da diversidade e da interação social presente no município.

Desde os famosos bailes de Carnaval no Grande Hotel do Barreiro, dos desfiles das escolas de samba, até o pioneirismo dos blocos “Filhos de Beja”, idealizado pela produtora cultural Roberta Santos, “Subaco do Cristo”, organizado pelo Alessandro Ribeiro (Bolão da Jovem Ganso) e “Unidos pelo Samba”, promovido por integrantes da ACA, a festa atraiu um público de toda a região e, principalmente, araxaenses que visitaram familiares durante o período da folia.

O presidente da ACA, Antônio Carlos, explica que o projeto da associação é oportunizar a formação de novos blocos e fazer da festa um atrativo turístico do município.

“No último ano percebemos o quanto as pessoas têm aderido ao Carnaval de blocos e o potencial turístico do evento. E, pela nossa história em prol do Carnaval de Araxá, não poderíamos deixar de participar e contribuir com a nossa experiência ao longo dos anos para esse novo momento do Carnaval de Araxá. Queremos uma folia acessível para todas as idades, para a família araxaense, para turistas da nossa cidade. Um projeto organizado que vai atrair um público de toda a região, com segurança para foliões e comunidade em geral.”

De acordo com ele, os últimos detalhes do Carnaval estão sendo fechados e reserva grandes surpresas. “Com certeza, teremos um Carnaval de blocos de rua com qualidade, organizado, para todas as idades e todos os públicos, como de fato é a origem do desfile de blocos de Carnaval. O prefeito Aracely e a secretária de Governo, Lucimary Ávila, sempre foram incentivadores dessa festa popular e, mais uma vez, a administração municipal será parceiro do Carnaval araxaense”, diz.

“Agora, estamos buscando o apoio da iniciativa privada para oferecer, além dos desfiles dos blocos, uma programação com shows, inclusive, com apresentações voltadas ao público infantil. O planejamento é que grande parte das ações do nosso projeto aconteça durante o dia. Até mesmo os shows programados serão iniciados no inicio da noite para não incomodar aquelas pessoas que preferem passar o Carnaval de forma mais tranquila”, ressalta o presidente.

Segundo Antônio Carlos, a expectativa é que o Carnaval de Araxá seja um atrativo para foliões de toda a região. “Diversas cidades não terão condições de promover o Carnaval devido às questões financeiras enfrentadas pelos municípios e, certamente, esses foliões vão buscar locais mais próximos para se divertirem. Em Araxá, o Carnaval só será possível devido a um somatório de esforços. A iniciativa popular, a união das pessoas, o apoio da administração municipal e da iniciativa privada e, principalmente, de pessoas que são apaixonadas por essa grande brincadeira popular e que se dedicam em promover e incentivar a festa.”

Notícias relacionadas

1 Comentário

  1. Zé das Couves

    Que materia rasa, não quando, onde, horario???? ta muita fraca essas informações, Turista nao tem como saber.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *