Super banner

Carreta carregada de ácido tomba na BR-262 e contamina curso d???água

Carreta carregada de ácido tomba na BR-262 e contamina curso d???água

Vinte mil litros de ácido fluossilicico (produto utilizado no tratamento de água e na fabricação de sais fluorados) vazaram de uma carreta, atingindo a vegetação e um córrego que deságua no rio Misericórdia, responsável pelo abastecimento de água de Ibiá. Na manhã e tarde de hoje (30), técnicos do núcleo de emergência Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) estiveram no local junto com a Polícia de Meio Ambiente de Araxá e dos funcionários da Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), companhia de abastecimento de água de Ibiá.

O curso deságua atingido fica a menos de 600 metros do rio Misericórdia que abastece Ibiá. A partir de amostras, os técnicos vão avaliar se há riscos de contaminação no rio Misericórdia. Houve mortalidade de peixes e contaminação na vegetação, solo e no córrego.

Segundo os policias o motorista da carreta-tanque, com placa de Uberaba, teve problemas mecânicos, perdeu o controle da direção vindo a tombar o veículo, na noite de ontem (29). Todo ácido vazou do tanque. A carreta levaria o produto para uma Indústria Química em Nova Lima-MG.

Notícias relacionadas