Super banner
Super banner

Carreta do OdontoSesc atende mais de 250 pessoas em Araxá

Carreta do OdontoSesc atende mais de 250 pessoas em Araxá

OdontoSesc em Araxá - Foto: Caio Aureliano - Diário de Araxá

O OdontoSesc fixou residência em Araxá entre julho e setembro deste ano e atendeu mais de 250 pessoas com serviços gratuitos. No total, a unidade itinerante de saúde bucal realizou 14.861 procedimentos odontológicos. As atividades para a manutenção de um sorriso bonito e saudável foram realizadas em parceria com o Sindicato do Comércio de Araxá.  

Balanço de atendimentos

Procedimentos odontológicos bastante aguardados pela população foram realizados, principalmente os relacionados à dentística e periodontia, como raspagens, gengivectomia e aumento de coroa. No total, 3.799 atendimentos desse tipo foram realizados. Na lista dos mais aguardados, também estão os tratamentos de canal e colocação de coroa provisória.

Já os procedimentos mais comuns, relacionados à dentística, totalizaram 4.840 atendimentos. Entre eles, restaurações, cimentação e polimento. Todos esses procedimentos oferecidos pelo OdontoSesc são ferramentas de prevenção e combate às doenças bucais mais comuns, como halitose, cárie, gengivite e periodontite.

A prevenção é carro-chefe nas ações de saúde do Sesc, principalmente quando se trata de saúde bucal. Em Araxá, ocorreram três mil procedimentos preventivos. Já os procedimentos cirúrgicos, somaram 608.

Além da população em geral, os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de Araxá e seus dependentes, também participaram das atividades do OdontoSesc. Eles receberam treinamentos e ações de educação em saúde. Já a população do entorno, como as crianças da zona rural de Boca da Mata, tiveram tratamento odontológico gratuito e orientações de escovação correta dos dentes e saúde bucal.

Interiorização e ampliação

Até o fim de 2014, o Sesc ampliará sua frota de unidades itinerantes. Apenas em saúde bucal, a estimativa é que 65 mil novos atendimentos sejam realizados em todo estado, a cada ano.

A partir do mês que vem, a instituição recebe mais seis novos caminhões, sendo 4 unidades de odontologia (OdontoSesc), uma de saúde da mulher (MedSesc Mamografia) e outra de saúde dos olhos (MedSesc Oftalmologia). E uma das unidades de odontologia atenderá principalmente Araxá e região. No total, serão dez unidades móveis de Saúde em funcionamento: 5 OdontoSesc, 3 MedSesc Mamografia e 2 MedSesc Oftalmologia.

Integração

As equipes são formadas por médicos, cirurgiões dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogas, biomédicos e técnicos de radiologia, análises clínicas e saúde bucal, além de um time de suporte e manutenção. Nos caminhões ocorrem exames de mamografia, sete tipos de ultrassonografias, consultas oftalmológicas, tratamento de canal, extrações dentárias, radiografias, ações educativas e muito mais. Todos gratuitos.

Notícias relacionadas