Super banner
Super banner

CBMM apresenta a 43ª produção literária do professor Ernesto Rosa

CBMM apresenta a 43ª produção literária do professor Ernesto Rosa

Com uma linguagem simples e gostosa de divulgação, História da Melodia é o novo exemplar escrito pelo professor Ernesto Rosa, patrocinado pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). O livro tem seu lançamento agendado para o próximo dia 5, às 18h30, no Museu Calmon Barreto, na Rua Dr. Franklin de Castro, 160, onde amigos e familiares ganharão seus autógrafos e abraçarão o autor ao som da flauta transversal de Rívia Reis Borges, da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo. A distribuição do livro será gratuita.

Destinado às pessoas interessadas no assunto e, especialmente, aos professores e estudiosos da música, psicólogos, fonoaudiólogos e historiadores. O livro, que pretende apoiar também quem quer dar os primeiros passos no mundo da música em sua psicogênese, relata fatos inéditos, marcantes e relevantes da história da melodia.

O autor, Ernesto Rosa, conta que teve a ideia de lançar este livro a partir dos enfoques modernos que mudaram bastante depois de Piaget, mas que em sua análise não atingiram a música, reunindo assim, nesta obra, os conhecimentos que adquiriu e aprofundou ao longo desta trajetória de novas descobertas. Trata-se de uma obra criada para incentivar e auxiliar no ensino da música evidenciando os novos conhecimentos sobre a melodia descobertos e revelados sob o novo olhar do professor Ernesto Rosa.

“Os livros de História da Música sempre colocam que os homens primitivos desenvolveram sua musicalidade observando o canto dos pássaros, o marulhar das águas nas fontes e o sussurrar da brisa nas folhagens. Senti a necessidade de pesquisar a psicogênese da melodiosidade na criança e nos povos primitivos. Essa foi a motivação do livro, o que gerou uma nova visão da melodia e uma proposta de método de ensino da Música, que está no final da publicação”, ressalta Ernesto Rosa.

Este lançamento, muito especial, conta com a colaboração e o apoio não menos especial de Isa Braga,  mulher e admiradora de Ernesto.

O escritor Ernesto Rosa é araxaense que passou pelo Delfim Moreira e Colégio Dom Bosco. Estudou matemática na Universidade de São Paulo, onde lecionou durante anos. Desenvolveu projetos renovados de ensino da matemática que resultaram em várias publicações pelas editoras Ática e FTD.

Atuou na RTC – Televisão Cultura de São Paulo, trabalhou na Secretaria de Educação de São Paulo, fez palestras em Universidades e Secretarias de Educação por todo o Brasil. Escreveu artigos para os jornais Correio de Araxá e Interação sobre variados assuntos, incluindo História de Araxá, o que resultou no livro “Sertão da Farinha Podre” sobre a formação histórica do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Ernesto é Filho de Arthur Rosa e Diana Zarzana Rosa.

“A relação entre a música e a vida prática é sempre fascinante, e deveria estar cada vez mais na pauta da educação, especializada ou não. Conhecer e refletir sobre essa temática é o grande objetivo do lançamento deste livro que a Fundação Cultural Calmon Barreto considera da maior importância para os profissionais da música em suas mais variadas performances”, diz a presidente da FCCB, Annette Akel.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x