Super banner

Centro de Atendimento à Mulher encerra atividades da Semana da Amamentação

Centro de Atendimento à Mulher encerra atividades da Semana da Amamentação

O Centro de Atendimento à Mulher (CAM), da Fundação de Assistência à Mulher Araxaense (Fama), encerrou na noite de ontem (4) as atividades em comemoração a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A data tem o objetivo de incentivar a prática de amamentar e reforçar a importância da doação de leite humano. Onze mães receberam orientações sobre a importância do aleitamento materno como forma de prevenção de doenças.

Na segunda-feira (3), houve atividades voltadas à sensibilização das gestantes quanto à importância da doação de leite e entrega de certificados para as doadoras do Banco de Leite Humano de Araxá dos anos de 2008 e 2009.

Já na noite de encerramento, as mães que participaram do grupo de gestantes do Banco de Leite receberam kits que vão auxiliar nos cuidados com os recém-nascidos. Logo em seguida, aconteceu o “Café com as Vovós”, um momento para orientar e trocar experiências com as avós que darão suporte às mães nos cuidados com o bebê.

De acordo com a superintendente da Fama, Lídia Jordão, o trabalho de conscientização da amamentação é muito importante. “O aleitamento materno significa uma melhor qualidade de vida das nossas crianças. É comprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que as crianças que fazem o uso do leite materno têm uma condição de vida muito melhor do que as demais”, diz.

“Considerando que nós temos esta jóia em Araxá que é o Banco de Leite Humano, um dos nove no Estado de Minas Gerais, nós podemos nos orgulhar de dar essa assistência para as nossas crianças e para as gestantes terem uma condição de amamentação mais tranquila, sem nenhum trauma e uma orientação segura. Não só para elas como para as avós que vão ajudar nos cuidados especiais dessas crianças”, acrescenta Lídia.

A superintendente destaca que a maioria das mães que passam pelo grupo de gestantes do CAM se torna doadora do Banco de Leite Humano.

Benefícios

Estudos da OMS revelam que as crianças amamentadas têm menos chances de ter diarréia, pneumonia – doenças responsáveis por boa parte da mortalidade infantil, principalmente em regiões mais carentes – diabetes, câncer ou de desenvolver alergias.

Doações

O Banco de Leite que chegou a ter 32 doadoras, hoje só conta com quatro. As mães interessadas em doar podem entrar em contato com o CAM pelo telefone (34) 3662-9328 ou se encaminharem à sede que fica na av. Damaso Drummond, 505.  Vale lembrar que é necessário o cartão de pré-natal e documento de identificação.

Curso de relaxamento e preparação para o parto

Começa nesta quinta-feira (6), às 8h, o curso de relaxamento e preparação para o parto, mas a mãe que deseja participar do curso deve ter um encaminhamento.

Notícias relacionadas