Super banner

Começam as inscrições para o Fies

Começam as inscrições para o Fies

Começam as inscrições para o Fies 1

Começaram nesta segunda-feira (3), as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ao todo serão ofertadas 61,5 mil vagas e os interessados devem realizar a inscrição no programa até quinta (6).

A partir desta edição, passam a valer as novas regras do Fies, com a mudança de valor dos juros cobrados, de atuais 3,4% para 6,5%, e com o adimplemento de parte da mensalidade pelos alunos, que em contrapartida terão um desconto de 5% das mensalidades.

Os interessados no financiamento precisam ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não podem ter nota 0 em redação. Além disso, a renda familiar por pessoa não pode ultrapassar 2,5 salários mínimos por mês, ou seja, R$ 1.970.

A oferta de vagas vai priorizar cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluindo o Distrito Federal. Os cursos das áreas de engenharia e saúde e a formação de professores também serão priorizados, assim como aqueles com conceitos 4 e 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 10 de agosto, em chamada única, os demais alunos permanecerão em lista de espera.

Renovações

Além das novas inscrições, os estudantes que já têm o financiamento devem fazer o aditamento dos contratos. O prazo começa dia 10 e, para esses estudantes, vai até o dia 31 de outubro. As renovações devem ser feitas a cada seis meses.

Os estudantes que, por alguma razão, não renovaram os contratos no prazo estipulado no semestre passado terão a chance de fazê-lo também a partir do dia 10.

Segundo dados do MEC, cerca de 2,1 milhões de contratos estão ativos.

Notícias relacionadas