Super banner

Comemorações da Semana da Pátria começam nesta quarta

Comemorações da Semana da Pátria começam nesta quarta

A Semana da Pátria será aberta oficialmente em Araxá nesta quarta-feira (1º), com a chegada do Fogo Simbólico, hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Araxá e a apresentação cultural no Altar da Pátria, na Praça Arthur Bernardes, Centro.

Este ano também volta a ter o tradicional desfile de 7 de Setembro. Em 2009, as ações cívicas programadas pela Secretaria Municipal de Educação não culminaram no desfile devido às recomendações do Comitê Municipal de Enfrentamento à Gripe A.

Na quinta-feira (2), as sessões cívicas têm sequência na sede da Secretária Municipal de Educação. Na sexta-feira (3), as atividades acontecem no 37º Batalhão de Policia Militar. No domingo (5), a grande novidade das comemorações da Semana da Pátria é a realização da 1ª Corrida Internacional São Domingos de Araxá, que terá a largada na Avenida Ecológica a partir das 9h. Na próxima terça-feira (7), o tradicional desfile cívico com a apresentação de alunos e professores de todas as escolas de cidade e diversos segmentos da sociedade.

A coordenadora de Planejamento e Projetos de Educação da prefeitura, Lídia Maria da Silva Pereira Guimarães, diz que cerca de 3 mil pessoas vão participar do desfile.

“Será uma apresentação realmente cívica, com a participação de escolas, clubes de serviço, associações, entidades, dentre outros. O evento deste ano, marca a volta do tradicional desfile de 7 de Setembro que não aconteceu em 2009 devido ao surto de gripe H1N1 no país e a orientação da Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde de evitar grandes aglomerações de pessoas. Será um desfile simples, mas que vai agradar a todos que prestigiarem o evento”, destaca.

De acordo com ela, a volta da apresentação cívica é um ponto importante para a comemoração da Semana da Pátria. “Com esse propósito, escolas e instituições da cidade sugeriram como tema a educação, cidadania e sustentabilidade. Assim, criamos o nosso tema norteador que é ´Araxá Viva´. Cada unidade de ensino vai trazer subtemas que tem como objetivo gerar reflexões sobre questões ligadas à pátria, como ética, dependência, trabalho, educação, cidadania, civismo, enfim, teremos na avenida as reflexões que trabalhamos com os alunos dentro das escolas”, ressalta a coordenadora.

Notícias relacionadas