Comunicado Mosaic Fertilizantes

Comunicado Mosaic Fertilizantes

A Mosaic Fertilizantes informa que nesta sexta-feira foi concluída auditoria na barragem de rejeitos B1/B4 do Complexo Mineroquímico de Araxá, MG, realizada por empresa especializada externa.

 

Considerando as alterações das novas normas da ANM divulgadas esta semana, o resultado do estudo técnico levou a consultoria a não emitir a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) relativa à barragem B1/B4. Assim, a Mosaic declarou situação de emergência, classificada como nível 1 e, consequentemente, acionou o Plano de Ação Emergencial para Barragens de Mineração (PAEBM).

 

Embora não haja qualquer risco iminente, as operações de beneficiamento ficam paralisadas até a próxima avaliação, e todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para elevar a unidade aos novos padrões de segurança definidos pela ANM.  Todo este procedimento contou com a inspeção e aval de representantes da agência, que estiveram hoje na unidade da empresa em Araxá. A Mosaic Fertilizantes reforça que esta barragem, neste momento, não está recebendo rejeitos da produção de concentrado fosfático.

 

Cabe ressaltar que não existem moradias na área que poderia ser impactada em um cenário de emergência. A Mosaic Fertilizantes esclarece, ainda, que esta barragem está localizada do lado oposto à Estância Hídrica do Barreiro e que o núcleo urbano do município também não seria afetado em caso de qualquer incidente.

 

Todas as demais barragens da Mosaic Fertilizantes possuem certificado de estabilidade válido.

 

A empresa reforça seu compromisso com a segurança, meio ambiente e saúde e afirma que continuará atuando com transparência e respeito junto à comunidade.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *