Super banner

Controle do transporte de animais e vegetais em Minas tem aumento de 25%

Controle do transporte de animais e vegetais em Minas tem aumento de 25%

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) encerra o ano com saldo positivo no balanço das fiscalizações do trânsito de produtos de origem animal e vegetal nas rodovias do Estado. Os dados da Coordenadoria de Apoio à Operação Fiscal (COF) indicam aumento de 25% das fiscalizações móveis, em relação ao ano passado. As blitze consistem na checagem da carga dos veículos e verificação dos documentos sanitários.

De janeiro a setembro de 2007 foram realizadas 486 operações, contra 606 no mesmo período deste ano, que resultaram na inspeção de 34.262 veículos. A meta para 2008 é a realização de três dias de blitze por mês para cada uma das 20 Coordenadorias Regionais do IMA, totalizando 720 no ano.

O coordenador de Apoio à Operação Fiscal do IMA, Ronaldo Miranda, diz que só este ano o número de bovinos vistoriados em trânsito ultrapassou 67 mil e de aves 9 mil. O IMA fiscaliza também o trânsito de vegetais e de produtos de origem animal e as infrações mais comuns são a falta de documento sanitário (Permissão de Trânsito Vegetal e Guia de Trânsito Animal), o mau condicionamento da carga e o trânsito de produtos clandestinos.

Barreiras de Fiscalização Sanitária

Atualmente o Instituto conta com 120 servidores lotados em 18 dessas unidades, que funcionam 24 horas por dia, em regime de plantão. A maioria funciona junto às barreiras fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda e contam com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Desde agosto está em funcionamento o Sistema de Controle e Fiscalização em Barreiras (Siscof), desenvolvido pelo órgão. O sistema interliga as unidades à sede em tempo real, facilita o rastreamento dos caminhões e gera relatórios atualizados, eliminando o que anteriormente era preenchido manualmente todo mês.

As cidades onde há essas unidades instaladas são Montes Claros, Espinosa, Unaí, Paracatu, Além Paraíba, Extrema, Fronteira, Planura, Conceição das Alagoas, Delta, Córrego Danta (Estalagem), Divisa Alegre, Borda da Mata, Martins Soares, Carneirinho (Porto Alencastro), Nanuque, Matias Barbosa e Contagem (Ceasa).

Notícias relacionadas