Super banner

Cuidados com a alimentação devem ser mantidos durante as festas de final de ano

Cuidados com a alimentação devem ser mantidos durante as festas de final de ano

Foto: André Brant

Com a chegada das festas de fim de ano, as pessoas tendem a exagerar na alimentação, pois têm à disposição vários pratos tradicionais de Natal e Ano Novo. Porém, o ideal é saber escolher o que comer e principalmente o quanto comer. De acordo com nutricionista da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Joyce Xavier, nesta época do ano os panetones de frutas cristalizadas ou de chocolates fazem sucesso pela tradição e pelo próprio sabor. Para Joyce, apesar de serem muito calóricos, não é necessário retirarmos o item da mesa. “Podemos consumi-lo, desde que moderadamente. No café da manhã, por exemplo, podemos substituir o pão francês com margarina por uma fatia fina de panetone”, afirma.

Além do tradicional panetone, o consumo de carnes também aumenta nesta época do ano, principalmente as gordurosas. A sugestão da nutricionista é que optemos por carnes mais magras, como o lombo e o chester. “Estas carnes contribuem para um cardápio menos calórico nas ceias de final de ano. Já o pernil pode fazer parte desse cardápio, o que não podemos é exagerar nas porções. Se houver mais de uma opção de carne, devemos escolher apenas uma. Além disso, massas com creme ou molhos cremosos que utilizam creme de leite, catupiry ou chantilly, devem ser evitados. Dê preferência a molhos à base de tomate”, explica Joyce.

Evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso é outra dica da nutricionista. Segundo ela, é preferível investir nos sucos. “Só tome cuidado para não consumir sucos muito concentrados em frutas. Uma ótima opção é o suco de abacaxi com gengibre. Além deste, bater a couve com laranja faz um suco perfeito para dar pique ao raciocínio. Laranja com cenoura é um excelente antioxidante. Abacaxi com hortelã é diurético e refrescante”, sugere.

Segundo Joyce, as bebidas alcoólicas em geral são muito calóricas. Cada grama de álcool fornece sete calorias, enquanto os carboidratos e proteínas fornecem quatro. Além disso, consumindo um aperitivo alcoólico, nós apuramos o paladar e comemos mais. Muitos dizem que sentem mais fome quando bebem. Na hora de escolher, opte pelo vinho tinto seco, que fornece antioxidantes. Muito cuidado com coquetéis, pois utilizam açúcar, leite condensado, licores e álcool. Na vontade de tomar drinks, você que está preocupado (a) com o peso, consuma água com gás misturada com suco de fruta.

O mais recomendável é acabar com a ceia de natal, na noite de natal. Não prolongá-la, e voltar com a alimentação baseada em uma dieta balanceada no dia seguinte. A nutricionista da SES/MG, alerta que as dietas restritivas em nada nos ajudam, porém é preciso ter um equilíbrio. Para Joyce, a ingestão de uma quantidade maior de água sempre ajuda a combater a desidratação, causada pelas bebidas alcoólicas e pelo consumo exagerado do sal. Outra dica importante é tomar Chá de erva cidreira para diminuir possíveis sensações de mal estar após a ceia.

Dicas para uma ceia saudável

A também nutricionista da SES, Juliana Guimarães apresenta algumas dicas:

1 – Ao iniciar sua ceia, opte por uma salada bem colorida e, depois, prepare algum tipo de carne magra com algum acompanhamento;

2 – Escolha carnes brancas sem pele (frango e peru). Dê preferência às carnes grelhadas, assadas ou cozidas. Cuidado com coxas e sobrecoxas destas aves, pois são muito gordurosas. Você pode diminuir esta quantidade de gordura escaldando as carnes em água fervendo;

3 – Tempere as saladas com limão ou vinagre balsâmico. Evite maionese ou azeite em excesso. Lembre-se do risco da maionese no calor;

4 – Os acompanhamentos normalmente são arroz ou farofas variadas. Como todos são fontes de carboidratos, opte por apenas um no seu prato. Uma boa dica é fazer o arroz integral com lentilhas ou as farofas mais sequinhas, evitando bacon e linguiça;

5 – No momento da sobremesa, evite as que possuem muito leite em sua composição, pois são mais calóricas e o cálcio presente nestes alimentos pode dificultar a absorção do ferro, substância presente em alguns alimentos. Uma sobremesa de gelatina com frutas, por exemplo, fará você ingerir poucas calorias; além disso, dê preferências às frutas, pois as fibras não deixarão seu intestino preguiçoso depois de tantas comidas pesadas além de conceder saciedade.

6 – Ainda para a sobremesa, damascos, ameixas, melão, pêssegos e kiwi são ótimas opções. Lembre que as frutas secas e as castanhas, tradicionais nesta época, são alimentos bem calóricos. As frutas secas multiplicam as calorias da versão fresca. Se consumidas em porções pequenas, não atrapalham;

7 – Na despedida, evite bombons, doces e licores e lembre que os panetones com recheio de chocolates são ainda mais calóricos que os com recheio de frutas cristalizadas.

8 – Nozes, amêndoas, castanha-do-pará, avelã, entre outros alimentos do grupo oleaginosas, possuem muitos nutrientes como vitaminas, minerais, antioxidantes e gordura de ótima qualidade, mas não devem ser ingeridos em grande quantidade, por serem muito calóricos.

Agência Minas

Notícias relacionadas