Super banner
Super banner

Curso de construção civil está parado por falta de apoio da prefeitura

Curso de construção civil está parado por falta de apoio da prefeitura

As obras do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do setor privado resultou uma carência no setor da engenharia civil de todo o país. A falta de mão de obra qualificada vem se tornando um grande problema para as empresas de construção civil, que acabam atrasando a entrega de obras devido ao pequeno número de funcionários.

Para suprir essa demanda de profissionais e abrir vagas no mercado de trabalho, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) contemplou o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Júlio Dário com um curso de construção civil. Em junho de 2009, o Estado enviou mais de R$ 100 mil em materiais para que as aulas fossem iniciadas, mas até agora o município não cumpriu parte da contrapartida do convênio que é manutenção do espaço físico do local e implantação de um laboratório.

Os CVTs fazem parte de um projeto estruturador do governo do Estado, através de convênios entre a Sectes e as prefeituras municipais. Os centros de excelência são voltados para a capacitação tecnológica da população, observando a vocação produtiva da região e ampliando as oportunidades de negócios das microempresas.

Sua estrutura de ensino, com base em laboratórios, salas de inclusão digital, de videoconferência e de incubadoras de empresas está orientada para capacitar as pessoas para o mercado de trabalho. Em Araxá, o projeto é abrigado pelo CVT Júlio Dário, instituição mantida pela Loja Maçônica Luz e Progresso.

A coordenadora geral do CVT em Araxá, Mariléia Menezes, explica que o laboratório onde as aulas seriam ministradas está com o telhado completamente danificado. “O imóvel tem mais de 30 anos e naturalmente precisa de algumas reformas Não é nenhuma obra exorbitante, é apenas uma melhoria para que o curso possa ser iniciado. De acordo com o convênio firmado, tudo que compete ao Estado e ao Centro de Formação Profissional Júlio Dário já foi realizado, falta apenas parte da contrapartida do município que é a reforma do laboratório. Os materiais e equipamentos estão parados aqui no CVT há mais de um ano, aguardando o início do curso.”

De acordo com ela, cerca de 150 alunos deixaram de se profissionalizar. “Temos condições de formar até 200 alunos por ano, mas a expectativa era de iniciar o curso com turmas um pouco menores. A carência de mão de obra de construção civil é enorme, já são 112 pré-inscrições realizadas. É bom ressaltar que somos uma entidade sem fins lucrativos, todos os cursos são oferecidos gratuitamente”, acrescenta Mariléia.

A prefeitura se reuniu com representantes da Sectes em agosto passado e havia se comprometido em realizar as obras, mas até agora nada foi feito.

Notícias relacionadas