Após fase de restruturação, as aulas do curso de Tecnologia da Informação (TI) da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) terão início no dia 29 de agosto. De acordo com a programação, as unidades dos 17 territórios do Estado receberão os alunos matriculados nas disciplinas programador web e de sistemas.
Em sequência, será a vez dos cursos de desenvolvedor de jogos eletrônicos e de dispositivos móveis, desenhista de produtos gráficos e analista de mídias sociais. Confira as datas abaixo, quando os matriculados receberão o material didático impresso.
A oportunidade de uma capacitação profissional, totalmente gratuita, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). As aulas serão transmitidas por videoconferência e ministradas na modalidade semipresencial e três vezes na semana os alunos terão aulas com tutores.
A carga horária final é de 160 horas. Todas as opções de cursos na área de Tecnologia da Informação terão acrescidas 40 horas de empreendedorismo e inovação, motivando os alunos a desenvolverem atividades diferenciadas para o mercado.
Nos dias 4 e 5 de julho, as unidades da Uaitec receberam os alunos dos cursos de inglês e espanhol, que mantêm assiduidade nas disciplinas. Os cursos ofertados estão em conformidade com a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO), publicação que classifica as diversas atividades de trabalhadores no país.
Começo das aulas:
29/8 – Segunda-feira: Programador Web 1, Programador de Sistemas 1
30/8 – Terça-feira: Desenvolvedor de Jogos 1, Desenvolvedor de Dispositivos Móveis 1
31/8 – Quarta-feira: Desenhista de Produtos Gráficos 1, Analista de Mídias Sociais 1
01/9 – Quinta-feira: Programador de Sistemas 2, Programador Web 2
02/9 – Sexta-Feira: Analista de Mídias Sociais 2, Programador de Dispositivos Móveis 2, Desenhista de Produtos Gráficos 2 e Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos 2.
UAITEC
A Rede UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais – é um programa do Governo de Minas Gerais, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que visa oferecer, de forma gratuita, qualificação profissional por meio da implantação de uma rede de polos de educação a distância. O programa visa ampliar, democratizar e interiorizar o acesso a conteúdos pedagógicos que sirvam para qualificação e requalificação da mão de obra e para formação profissional.
Estrutura
– Duas salas de Educação a Distância, com capacidade média de 25 alunos em cada, conectadas através de um avançado sistema de videoconferência, TVs de LED, além de Lousa Interativa Digital com Sistema Multimídia;
– Salas de Informática;
– Acesso aos Laboratórios Virtuais;
– Acesso a várias Bibliotecas Virtuais;
Todos os ambientes possuem acessibilidade para deficientes físicos.