Super banner

Desenhos inéditos e livro comemoram centenário de Calmon Barreto

Desenhos inéditos e livro comemoram centenário de Calmon Barreto

A Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) promove a comemoração do centenário do maior artista de Araxá, Calmon Barreto, na próxima sexta-feira (20), a partir das 20h, no Museu Calmon Barreto – rua Dr. Franklin de Castro, 160, Centro.

O público conta com a exposição de 100 desenhos inéditos do artista o do lançamento do livro “Bando de Ripas”. A mostra faz referências de rascunhos para telas, ilustrações de livros e revistas de relevância e de apreço popular, além de outros trabalhos assinados por Calmon Barreto.

Para o presidente da FCCB, Walter Ogawa, reunir os contos de Calmon e editá-los num livro é prerrogativa da cidade.

“Literatura, arte e memória, unidas, pretendem identificá-lo como um verdadeiro patrimônio cultural que é de todos nós. É muito importante incorporar esses desenhos às obras já expostas no Museu Calmon Barreto. Cumprimos a missão de levar a arte a espaços de cultura com vistas à compreensão estética sensível”, destaca.

Mais sobre o artista

<p>Calmon Barreto (1909/1994) deixou Araxá aos 12 anos para estudar e fazer carreira no Rio de Janeiro. Trabalhou na Casa da Moeda onde obteve o título de Mestre Gravador. Foi aluno da Escola Nacional de Belas Artes e, anos depois, passou a integrar sua equipe docente.

Como artista participou de vários Salões Nacionais de Belas Artes, recebendo prêmios em diversas categorias. Um destes concedeu-lhe uma viagem à Europa, onde aperfeiçoou sua técnica em pintura.

No Rio de Janeiro trabalhou também como ilustrador de conhecidas revistas e jornais brasileiros. Viveu um período em Cabo Frio (RJ) quando pintou diversas marinhas. Em 1968, retornou a Araxá e, a partir de então, passou a se dedicar ao estudo da história local e da paisagem regional. Seguindo estes temas produziu inúmeras obras em pintura, desenho e escultura.
 
Hoje, o Museu Calmon Barreto expõe grande parte da produção do artista.

Algumas obras inéditas

Desenhos inéditos e livro comemoram centenário de Calmon Barreto 1

Notícias relacionadas