Super banner
Super banner

Dia Mundial do Meio Ambiente: CBMM compartilha avanços em conservação e impacto local

Dia Mundial do Meio Ambiente: CBMM compartilha avanços em conservação e impacto local

Cuidar, prevenir e manter o compromisso de preservação constante do bioma Cerrado são ações inegociáveis para a CBMM desde 1986. Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a companhia mantém, ativamente, práticas voltadas à proteção da biodiversidade, conservação de fauna e flora do Cerrado e de educação ambiental, reforçando a importância de uma relação equilibrada e respeitosa com um dos biomas mais importantes do Brasil. 

A principal atuação acontece no Centro de Desenvolvimento Ambiental (CDA), localizado no Complexo Industrial da CBMM, em Araxá. Em uma área de aproximadamente 87 mil metros quadrados, as ações de proteção da fauna e da flora são contínuas e divididas em três eixos: criadouro científico de fauna silvestre, viveiro de mudas e educação ambiental. 

“Entendemos que não existe desenvolvimento sem olhar para o que está ao nosso redor, percebendo e cuidando do que temos de mais valioso que é a natureza, e o CDA materializa nosso compromisso com a preservação ambiental”, ressalta o Gerente de Meio Ambiente da CBMM, Luís Gustavo Sayão. 

Atualmente, o CDA abriga cerca de 100 animais de 13 espécies, entre elas o Lobo-guará, a Anta e o Tamanduá-bandeira. Além disso, no viveiro de mudas de espécies nativas, que abastece produtores rurais, projetos de reflorestamento e ressurgimento de matas ciliares, devem ser produzidas 1,8 milhão de mudas até 2027. 

Dia Mundial do Meio Ambiente: CBMM compartilha avanços em conservação e impacto local 1

Rotina de enriquecimento ambiental 

Desde o início do ano, o CDA passou a adotar de forma sistemática o enriquecimento ambiental, um conjunto de técnicas que promove estímulos físicos, cognitivos e sensoriais nos animais, incentivando comportamentos naturais como caça, forrageamento, exploração e interação com o ambiente. “Começamos a perceber que os animais interagem de forma positiva com as atividades propostas e que o efeito dos estímulos é duradouro, o que contribui para a qualidade de vida dos animais”, explica Sayão. 

Uma das ações mais recentes foi realizada no marco do Dia Mundial da Anta (27/04). As antas Eva, Rosinha e Candeia, que estão sob os cuidados do CDA, participaram de uma atividade especial de enriquecimento ambiental: foram estimuladas a se alimentar de maneira criativa, usando uma tinta de composição orgânica e comestível – totalmente segura para a alimentação dos animais. Durante a atividade, alimentos foram colocados sobre telas cobertas com tinta, incentivando as antas a explorarem o espaço com o focinho. 

Mais do que uma ação recreativa, a prática reforça os benefícios do enriquecimento ambiental, essencial para o bem-estar físico e mental dos animais silvestres em criadouros, promovendo comportamentos naturais e uma relação mais ativa com o ambiente. As atividades são diárias e aplicadas de forma intercalada entre as espécies. 

Educar para multiplicar

As ações de educação ambiental, realizadas de maneira periódica com crianças e grupos escolares da cidade de Araxá e região, são um dos pilares do compromisso da CBMM com a preservação. 

Uma dessas iniciativas é a construção de seis canteiros de hortas na Escola Municipal José Bento, localizada na comunidade de Boca da Mata, como parte do Programa de Voluntariado da CBMM. A ação foi realizada por colaboradores voluntários da empresa, em parceria com a comunidade escolar. Os canteiros serão entregues no dia 6 de junho e os alimentos cultivados serão utilizados na alimentação dos alunos da escola. 

“Essa ação é positiva em três pontos: reforço nutricional, educação ambiental e formação social, pois os estudantes crescerão entendendo o valor da coletividade e do voluntariado. Isso mostra que estamos no caminho certo e que vale a pena cultivar e cuidar da natureza e do meio ambiente”, explica o analista de Meio Ambiente da CBMM, Aloísio Leandro da Silva. 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *