Super banner
Super banner

Documentário sobre os moradores Barreiro é destaque nacional

Documentário sobre os moradores Barreiro é destaque nacional

As premiadas Michelle Parron e Marília Cândido - Foto: Divulgação

Da Redação/Raphael Rios – O documentário “Vila dos Operários”, das diretoras Marília Cândido e Michelle Parron, venceu a 34ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) – categoria Videodocumentário. A premiação aconteceu nesta semana, em Recife. As jornalistas comemoraram bastante o trabalho eleito o melhor videodocumentário entre universidades de todo o Brasil em 2010.

A ideia de contar um pouco da vida dos moradores do Barreiro foi da araxaense Marília Cândido. Ela destaca que sempre achou interessante pelo fato dessas pessoas terem ajudado a construir o Grande Hotel e mereciam ter essa história valorizada e contada.

Para concluir o trabalho após seis meses de captação, foram mais três meses entre edição e roteiro. Quase um ano de empenho que deu resultado. Além de conquistar o primeiro lugar na etapa Sudeste da Intercom, o videodocumentário foi premiado em nível nacional.

Para Marília é uma forma de reconhecimento de um trabalho árduo e de uma boa história.

“Vila dos Operários” foi o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da dupla do curso de Jornalismo da Universidade de Uberaba (Uniube).

Sinopse

Uma comunidade com mais de 100 famílias vive isolada na cidade de Araxá. São os moradores do bairro Alto Paulista, localizado na Estância Hidromineral do Barreiro, a 5 km da cidade. Foram os pais deles que há mais de meio século ajudaram a erguer os alicerces do Grande Hotel, concebido para ser um dos mais luxuosos do país.

Enquanto os turistas desfrutam da bela paisagem e se banham nas famosas águas termais de Araxá, o moradores vivem um conflito: a água que abastece o bairro está contaminada. A solução encontrada foi a desocupação do bairro.

Em “Vila dos Operários” os moradores contam suas histórias e revelam porque amam o Barreiro. São vidas permeadas pelo conflito de morar no local onde convergem as forças mais poderosas da cidade: o turismo e a mineração. Em meio a interesses políticos e econômicos, estão esses personagens que não querem abandonar suas raízes.

Assista ao documentário

Notícias relacionadas