Super banner
Super banner

Dois jovens de Araxá são eleitos para Conferência Nacional da Juventude

Dois jovens de Araxá são eleitos para Conferência Nacional da Juventude

Diogo e Thalita com o colega Guilherme, que participou como delegado na etapa estadual

Da Redação – Araxá será representada na 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude pelos estudantes Diogo Bernini, 17, e Thalita Galvão, alunos do Colégio São Domingos e da Escola Estadual Vasco Santos, respectivamente.  Eles foram eleitos durante a Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude que ocorreu em Araxá no último fim de semana, no Tauá Grande Hotel. Ao todo, 550 delegados de Minas Gerais participaram do evento, sendo que 100 foram eleitos para a etapa nacional que acontece em Brasília, de 9 a 12 de dezembro.

Para Diogo, a experiência na etapa estadual foi além de suas expectativas. Agora ele espera contribuir para a composição das resoluções que vão nortear as ações para a juventude em nível federal. “A discussão foi de um nível muito alto. Acho que se tudo que foi discutido for levado a sério vai resultar em coisas muito boas.”

Thalita considera que os conhecimentos adquiridos durante a etapa realizada em Araxá ampliaram sua visão de mundo e trouxeram novas ideias que ela pretende discutir em Brasília. “Foi uma conferência importante pra adquirir conhecimento, repassar o que a gente acha que está certo ou o que está errado na sociedade e conhecer a realidade de pessoas de várias partes do Estado.”

Tanto Thalita quanto Diogo participaram do grupo de trabalho Política sobre Drogas. Os outros eixos temáticos foram: formação profissional; educação; sexualidade; segurança pública; habitação; cultura e conexão; conviver com o diferente; direito de se associar e mobilização social; e diálogo com o governo.

A realização da etapa estadual em Araxá faz parte da iniciativa do prefeito Jeová Moreira da Costa em fomentar o debate e despertar a consciência política nos jovens. Nesse sentido, a cidade realizou a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude em setembro, responsável por eleger 14 delegados para a etapa estadual, e se prepara para a implantação do Conselho Municipal da Juventude.

“Aqui se encontram jovens que têm dentro de si a busca por uma sociedade mais justa e com oportunidade para todos. É com alegria que Araxá recebeu a juventude do Estado para debater os temas propostos”, destaca o prefeito.

Notícias relacionadas