Super banner
Super banner

Dr. Vitor Maneira fala sobre as vantagens e riscos da depilação a laser

Dr. Vitor Maneira fala sobre as vantagens e riscos da depilação a laser

Dr. Vitor Maneira

Há tempos, pessoas em diversas partes do mundo procuram eliminar o excesso de pelos e penugens para fins estéticos e higiene pessoal. A história nos revela que em 1500 antes de Cristo os homens já removiam os pelos com um depilador feito de sangue de diversos animais, gordura de hipopótamo, carcaça de tartaruga e trissulfeto de antimônio.

Os romanos também se referem a composições depiladoras, algumas das quais continham soda cáustica como destacado ingrediente. Cleópatra tirava seus tão indesejáveis pelos com faixas de tecidos finos banhados em cera quente.

Embora os depilatórios químicos sejam considerados uma invenção contemporânea, o processo para remoção dos pelos através de decomposição química surgiu na Antiguidade. Na realidade, durante séculos seu desenvolvimento ficou adormecido e diversas outras alternativas foram introduzidas.

Existem vários tipos de procedimentos e com o avanço tecnológico o Diário aborda as vantagens e risco da depilação a laser em entrevista com o Dr. Vitor Maneira, cirurgião plástico e proprietário do Centro Especializado de Medicina Estética (Ceme) de Araxá. Confira.

Diário de Araxá Como é feita a depilação a laser?

Dr. Vitor Maneira</strong> – A depilação é feita com um aparelho que emite um raio tipo laser que penetra pelo fio e vai até a raiz provocando um dano e dificultando o crescimento de um novo pelo. Normalmente, são necessárias de cinco a seis sessões para se ter um resultado satisfatório.

Diário de AraxáQuais são os riscos?

Dr. Vitor Maneira – Os riscos são os mesmos de um tratamento a laser. Os mais frequentes são queimaduras que podem atingir até segundo grau, manchas escuras ou claras, e quando o tratamento não é realizado em bons aparelhos e por pessoas não credenciadas a recidiva (volta dos pelos) é muito frequente.

Diário de Araxá Quais são os melhores aparelhos disponíveis atualmente no mercado?

Dr. Vitor Maneira – Na clínica usamos o ‘Soprano XL’, que é um aparelho de última geração. Nós conseguimos resultados muito bons, com menos sessões e praticamente sem dor.

Diário de Araxá Qual a sua opinião em relação às depilações a laser feitas em salões de beleza e shoppings?

Dr. Vitor Maneira – Eu vejo isso com muita preocupação. Infelizmente ainda não temos uma legislação específica para uso de laser e por causa disso estamos vendo aparecer vários tipos de aparelhos que, na maioria das vezes, não são a laser. Esses aparelhos são de luz intensa pulsada (que não é especifico para depilação) e que na verdade são bons para tratamento de manchas, rejuvenescimento e para pelos finos. Eles requerem um grande conhecimento e treinamento de quem os opera. Com grande frequência recebemos na clínica pacientes com queimaduras vítimas desses aparelhos.

Diário de AraxáQual a melhor maneira para se evitar esse tipo de problema?

Dr. Vitor Maneira – O paciente geralmente se vê atraído para esse tipo de tratamento por propagandas enganosas, e principalmente pelo preço baixo. O conselho que eu posso dar é o seguinte: quando a pessoa estiver decidida a fazer depilação definitiva, procure clínicas credenciadas e médicos credenciados para realizar esse tipo de tratamento. Busque informações sobre o tipo de aparelho que vai ser usado e sobre as possíveis complicações. A depilação a laser é o procedimento estético mais realizado e com excelentes resultados, mas tem que ser feita em aparelhos corretos e por pessoas capacitadas.

Notícias relacionadas