Super banner

Empresários se reúnem em Araxá para o 14º Congresso da Federaminas

Empresários se reúnem em Araxá para o 14º Congresso da Federaminas

Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais - Fotos: Alexandre César/Acia

Da Redação/Jorge Mourão – O 14º Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais está sendo promovido no Tauá Grande Hotel. Com o tema geral “Mudanças – despertar de novas oportunidades”, o evento é promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), com apoio da Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia), e tem como encerramento festivo a solenidade Mérito Empresarial 2011, destinada a homenagear personalidades e mais de uma centena de empresários do ano indicados pelas associações comerciais mineiras.

A programação do congresso abrange o 1º Encontro Mineiro da Mulher Empreendedora, com o tema “Interações na arte de empreender”, o Encontro do Projeto Empreender – que reúne empresas de pequeno porte em núcleos setoriais, e o Encontro do Pace (Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual, que funcionam nas associações comerciais de Patos de Minas, São Gotardo, Uberaba e Uberlândia).

Entre os palestrantes do congresso destacam-se a desembargadora Márcia Milanez, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o neurocientista Eduardo Aquino, o escritor Robert Wong, o empresário Ricardo Zema, a cientista Nise Hitomi Yamaguchi, o professor Frederico Porto, entre outros. Uma das palestras tem como tema “Internet como plataforma de negócios” e como expositor André Azevedo, da Google Brasil.

Mérito

Para a solenidade de entrega do Mérito Empresarial 2011, na noite desta sexta-feira, são esperadas cerca de 1,2 mil pessoas de todas as regiões do Estado, de acordo com o presidente da Federaminas, Wander Luis Silva.

“O nosso objetivo é trazer cada vez mais as ações da Federaminas para o interior do Estado. Ao todo, são 419 associações no interior e uma na capital, ou seja, estamos consolidando ainda mais essas entidades junto a nossa federação”, destaca Wander.

 Mais de 100 associações comerciais já indicaram à Federaminas os empresários do ano de seus municípios, que receberão medalhas e diplomas alusivos ao título.

O vice-presidente da Federaminas, Emílio Parolini, destaca que pela primeira o Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais está sendo realizada em uma cidade do interior. “O objetivo central da atual diretoria é a interiorização. A parceria do nosso trabalho junto com a Acia possibilitou que este evento fosse promovido em Araxá, principalmente com esse cartão postal de parede que é o Grande Hotel, com a sua capacidade de abrigar um grande número de pessoas”, afirma.

O presidente da Acia, Márcio Farid, ressalta que Araxá tem todos os atributos para receber um grande congresso como o da Federaminas. “Prova disso foi a lotação do Grande Hotel e um bom número de ocupação em outros hotéis da cidade. Isso tudo é muito importante para divulgarmos nossa cidade para o nosso Estado, muitas congressistas que vieram ainda não conheciam Araxá, o nosso potencial econômico, nossas belezas. Todos nós ganhamos com essa troca de experiências com as associações de Minas Gerais.”

Cultura aberta à comunidade

O congresso também traz este ano uma grande novidade em Araxá. A Fundação Cultural Acia realiza uma super programação cultural que acontece paralelamente aos eventos promovidos pela Federaminas, com o apoio da Acia.

A comunidade araxaense conta com shows musicais de artistas consagrados e revelações nacionais, artistas de expressão regional e jovens talentos que se despontam em Araxá e região. Também acontecem espetáculos de humor stand up e de dança na área externa da Estância Hidromineral do Barreiro.

Entre as atrações, destaque para o humorista Saulo Laranjeira, o guitarrista Diego Figueiredo e os araxaenses Ricardo & Leonardo, além do Araxá Bejazz Quarteto e muito mais.

A programação cultural do Congresso da Federaminas será um espaço aberto à comunidade em geral. O evento vai valorizar os artistas locais e trazer grandes nomes da música instrumental e das artes cênicas à Araxá, no intuito de proporcionar à população local a oportunidade de conhecer melhor as atividades da Federaminas, participar e se beneficiar de atividades culturais gratuitas.

Nesta quinta, se apresentaram Leo Cruz e Russo Jazz Band, Grupo de Chorinho, o humorista Saulo Laranjeira, e a dupla Ricardo & Leonardo

Atrações

Sexta (21)

18h – CDK Escola de Dança

19h – Diego Figueiredo

Sábado (22)

10h – Araxá Bejazz Quarteto

11h – Celebration Instrumental

Notícias relacionadas