Super banner

Enfim, revitalização da área central começa nesta terça

Enfim, revitalização da área central começa nesta terça

Da Redação/Jorge Mourão – Após vários anúncios da Prefeitura de Araxá em quatro meses, enfim, a execução do Projeto de Revitalização Urbanística e Arquitetônica da Região Central foi definida e começa nesta terça-feira (30). O lançamento foi feito pelo prefeito Jeová Moreira da Costa em solenidade realizada na Praça Coronel Adolfo, nesta manhã (29), com a presença de secretários, vereadores, demais autoridades, imprensa e comunidade. Após o seu discurso e da apresentação do projeto ao público, Jeová, acompanhado pela sua equipe, deu o pontapé inicial das obras no terreno do antigo mercado municipal.

Enfim, revitalização da área central começa nesta terça 1

Na avenida Antônio Carlos, a  primeira etapa será a construção do teatro com palco multiuso – auditório fechado sentido Centro e arena aberta sentido bairro Vila Rica – no terreno do antigo mercado municipal. Acima do teatro terá um espelho d´água. Em seguida, vem a reestruturação das redes elétrica e pluvial e nova pavimentação do calçamento central.

Já a primeira quadra rua Presidente Olegário Maciel as intervenções estão em fase de planejamento e as obras vão começar em 2011. Ainda há a discussão entre prefeitura, lojistas e comunidade se a rua será totalmente fechada por um calçadão ou se o calçamento das laterais serão alargadas, permitindo a passagem de veículo com baias laterais para carga e descarga.

Enfim, revitalização da área central começa nesta terça 2

De acordo com Jeová, a previsão inicial de investimentos para a execução da revitalização central é de R$ 12 milhões, com recursos provenientes dos governos federal e estadual, além da parceria público-privada com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

A intenção do prefeito é entregar a revitalização para a comunidade no dia 19 de dezembro de 2011, data comemorativa ao aniversário da cidade. Segundo ele, uma obra secular que abrange o comércio, a cultura e o lazer. “É uma união de todos com a colaboração da comunidade e dos amigos que me ajudam a governar a cidade. É, com certeza, um marco turístico e de sustentabilidade econômica, gerando emprego e renda”, destaca.

Enfim, revitalização da área central começa nesta terça 3

“Toda obra que vem embarcar uma nova definição, um novo conceito em uma cidade, se torna obra do século, como fez Juscelino (Kubitschek) com a construção de Brasília, fazendo a integração do povo brasileiro e o desenvolvimento e progresso no interior do Brasil”, acrescenta o prefeito.

De potencial para cidade turística

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, a revitalização central vem de encontro ao desenvolvimento dos setores turístico, econômico e cultural.

“É uma obra super importante e vamos ter um monumento que receberá os atrativos para o turismo com o nosso calendário de eventos. Ainda temos muita coisa para transformar Araxá em uma cidade turística, mas faz parte de um planejamento que com certeza terá resultados lá na frente”, destaca Alda Sandra.

Intervenções no trânsito

Na avenida Antônio Carlos, a primeira etapa da revitalização compreende o cruzamento com a rua Calimério Guimarães (prédio da Minas Caixa) ao terreno do antigo mercado municipal. O ponto de ônibus da antiga rodoviária (que será demolida) será remanejado para o quarteirão abaixo que dá acesso à rua Padre Anchieta, e outro ponto de ônibus será instalado na avenida Vereador João Sena (próximo à Farmácia Municipal) para dividir a concentração de passageiros.

Tapumes vão organizar a execução das obras e o estacionamento e parada de veículos não serão permitidos no calçamento central (nas laterais o estacionamento permanece). Por enquanto, a Assessoria Municipal de Trânsito e Transportes (Asttran), diz que o tráfego ao longo da avenida não terá alterações.

“Estamos fazendo algumas restrições em relação ao estacionamento e os motoristas devem ficar atentos. Na quarta-feira (1°) a nova regulamentação entra em vigor e várias placas vão orientar os condutores quanto às intervenções. Vamos monitorar todo o funcionamento do trânsito no decorrer das obras, e caso seja necessário faremos outras intervenções”, afirma a assessora Viviani Antunes Gomes.

Em caso de outras dúvidas em relação ao trânsito, os canais de atendimento da Asttran são pelo telefone (34) 3691.7051, e-mail [email protected] ou site www.araxa.mg.gov.br.

â–º Saiba mais sobre o Projeto de Revitalização Urbanística e Arquitetônica da Região Central de Araxá

Notícias relacionadas