Super banner
Super banner

Érika Gramiscelli e Rubens Valeriano reinam em Araxá

Érika Gramiscelli e Rubens Valeriano reinam em Araxá

Foto: Paula Isis

DA REDAÇÃO – Não teve lama, nem pedras no caminho que atrapalhassem o desempenho dos melhores atletas de MTB da América do Sul. Após uma manhã de muita expectativa, as elites masculina e feminina finalmente colocaram o pé no pedal dando início a disputa da temporada 2013 da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB).

Após uma largada super acirrada, 51 atletas da elite masculina e 19 da categoria feminina partiram em direção as trilhas da terra de Dona Beja. Com a forte chuva que caiu em Araxá na madrugada de domingo, a pista ficou escorregadia e muito técnica, o que exigiu ainda mais dos atletas. Súbidas e descidas íngremes fazem da pista de Araxá uma das melhores da América Latina. “A parte mais difícil da pista são as subidas, partes que exigem muito e você tem que se doar 100%”, comenta a equatoriana Alexanda Serrano.

Rubinho Valeriano e Henrique Avancini, na ordem respectivamente, lideraram o pelotão de frente durante toda a prova na Estância Hidromineral do Barreiro. Na última volta, Henrique Avancini foi surpreendido pela ultrapassagem de Rubinho Valeriano que completou as cinco voltas em 1 hora, 33 minutos e 53 segundos.

Logo em seguida, Avancini cruzou a linha de chegada menos de 37 segundos depois. “Hoje a prova foi duríssima para mim. Estava cansado do sprint de ontem. Na quarta volta o Henrique sumiu na minha frente e eu já estava pensando no segundo lugar. Mas aí dentro da minha cabeça estava o primeiro lugar, e eu não ia desistir até cruzar a linha de chegada”, afirmou o campeão Rubinho Valeriano.

Segundo Henrique Avancini, a prova estava muito disputada e isso só comprova a evolução do mountain bike no Brasil. “Araxá talvez seja o circuito mais difícil para mim. Ter dominado a prova em alguns momentos e disputando lado a lado com o Rubinho foi muito bom, afinal ele é o principal nome do MTB no país”, declarou Avancini.

Entre as belas, Érika Gramiscelli levou a melhor, cruzando em primeiro lugar a linha de chegada. “Eu tive um problema técnico no início, me afobei na primeira volta por conta da ansiedade, mas depois deu tudo certo”, afirmou a campeã. Isabella Lacerda, atleta da equipe LM, garantiu o 2º lugar. “Estou super feliz com o resultado. Andei no meu limite o tempo inteiro da prova”, explicou a atleta. 

Foto: Paula Isis

A atleta do equador, Alexandre Serrano, veio diretamente do Chile, onde participou de uma competição de MTB no último fim de semana e ficou muito feliz com a sua colocação. “A copa é muito emocionante, é uma prova de alto nível, há umas competidoras muito boas. Estamos competindo em nível de panamericano e a pista aqui de Araxá é incrível”, declarou a equatoriana.

Depois de Araxá, Rubinho Valeriano e Érika Gramiscelli embarcam para Argentina para representar o Brasil no Panamericano no próximo mês. A segunda etapa da CIMTB acontece entre os dias 3 e 5 de maio em São João Del Rei, Minas Gerais. A cidade será sede pela primeira vez da copa.

Pódio Elite Masculino

1º Rubinho Valeriano

2º Henrique Avancini

3ª Ricardo Pscheidt

4º Frederico Nascimento

5º Daniel Carneiro

Pódio Elite Feminino

1ª Erika Gramiscelli

2ª Isabella Lacerda

3ª Alexandra Serrano

4ª Raiza Goulão

5ª Roberta Stopa

Sprint Eliminator

No sábado foi realizada a Sprint Eliminator, que soma pontos para a Copa Internacional. O primeiro lugar entre os homens ficou com Lucas Kaufmann, da Suiça, já entre as mulheres deu Roberta Stopa.

Notícias relacionadas