Super banner

Espetáculo Justa chega em Araxá neste final de semana

Espetáculo Justa chega em Araxá neste final de semana

Depois de temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, o espetáculo Justa, com texto de Newton Moreno e direção de Carlos Gradim, chega a Araxá dias 1 e 2 de dezembro em duas apresentações gratuitas! Com Yara de Novaes e Rodolfo Vaz no elenco, a peça marca os 20 anos de trajetória da Odeon Companhia Teatral.

Sinopse

A partir da investigação de crimes contra políticos corruptos brasileiros, um oficial justiceiro encontra um amor improvável e se depara com a recorrente pergunta de nosso imaginário como nação: haverá alguém não corruptível neste país? O espetáculo é uma alegoria cênica para o esgotamento ético em que o Brasil está mergulhado e para a urgência de um reencantamento do povo com a beleza da justiça.

Sobre Justa

O trabalho foi idealizado por Gradim, que convidou Moreno para escrever um texto sobre a vida e a intimidade das prostitutas. Depois de discutir o esgotamento ético do Brasil atual e as mazelas sociais da população, eles criaram uma espécie de crônica política dos nossos tempos. Na trama, um investigador trabalha com crimes contra políticos corruptos brasileiros e tenta encontrar algum cidadão ético e incorruptível.

Nesse caminho, ele colhe o depoimento de várias prostitutas, todas interpretadas por Yara de Novaes, que são alegorias para o povo brasileiro. Uma delas é Justa, uma mulher ética no trabalho, na vida e no relacionamento com os clientes. ”A realidade do Brasil vem através dos discursos da vida dessas mulheres, do que as levou até ali, das injustiças e desigualdades sociais que sofrem. Em alguma delas, há uma defesa da prostituição como uma escolha do feminino, uma atitude política consciente”, comenta Newton Moreno.

Com um clima investigativo típico do Cinema Noir, a peça está recheada de metáforas que apontam para o reencantamento do povo pela justiça. “Nossa fábula metaforiza a necessidade de erradicar uma velha política. Após este momento de esgotamento ético, como avançar em tempos de extremos, quando parece que a única forma de diálogo é a violência? (ou o não diálogo?). Mas em nossa fábula, pensamos não mais a política como prostituição, mas a prostituição como política”, instiga o dramaturgo. Outra referência é a obra “Mãe, Filha, Avó e Puta”, de Gabriela Leite.

 

Ficha Técnica

Texto: Newton Moreno

Direção Geral: Carlos Gradim

Elenco: Yara de Novaes e Rodolfo Vaz

Cenografia: André Cortez

 

Serviço – Justa

Sábado – 01/12 – às 20h no Teatro Municipal

Domingo – 02/11 – às 19h no Teatro Municipal

Cassificação – 18 anos

Ingressos – Apresentações gratuitas, com retirada de senhas 1h antes da apresentação no Teatro Municipal.

 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *