Super banner

Estrutura da nova Cantina Municipal melhora qualidade das refeições

Estrutura da nova Cantina Municipal melhora qualidade das refeições

As refeições diárias fornecidas pela prefeitura estão sendo preparadas em novo local. A Cantina Municipal foi transferida do Setor de Almoxarifado, ao lado Cemitério São João Batista, para o Lar Solidário, no bairro Ana Pinto de Almeida. O local possui uma cozinha com moderna estrutura física, fogões maiores, geladeiras, pintura nova e um espaço amplo, o que permite que os alimentos, produtos de higiene e materiais de cozinha, como panelas, pratos e copos, estejam devidamente armazenados.

De acordo com os funcionários da cozinha, a qualidade das refeições preparadas melhorou com a nova estrutura. Ao todo, são preparados mais de 140 quilos de arroz, 35 quilos de feijão e 120 quilos de carne preparados diariamente.

A nova Cantina Municipal está instalada provisoriamente no Lar Solidário por cerca de 90 dias até que a construção da Cozinha Comunitária seja concluída (em fase inicial) pela prefeitura, ao lado do Presídio de Araxá, no Setor Norte. O empreendimento vai atender a população carente, trabalhadores rurais e servidores. A expectativa é que a prefeitura possa servir mais de 3 mil marmitas por dia.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, João Bosco Borges, diz que a cozinha do Lar Solidário está em excelentes condições. “Não é uma cozinha industrial, mas a estrutura física é excelente. Outra mudança que promovemos é a forma como as refeições serão preparadas. Os nossos cozinheiros não vão mais preparar toda a comida de uma vez só, será um preparo escalonado, ou seja, de meia em meia hora uma quantidade de marmitas estará pronta para ser fornecida aos servidores”, explica

“ A qualidade dos alimentos já era boa e com uma cozinha seminova nossos funcionários terão melhores condições para preparar as refeições e certamente a qualidade das refeições melhorou”, acrescenta.

O supervisor da Cantina Municipal, Nelson Leandro, diz que a mudança de local foi bastante elogiada pelos servidores. “O grande diferencial é a higiene, hoje todos os alimentos são separados dos produtos de limpeza e dos materiais como panela, pratos, copos. Além disso, o número de funcionários que temos disponível hoje é maior, já que a equipe de cozinha do Lar Solidário tem dado um grande apoio. São mais de 1,2 mil marmitas entregues diariamente e, apesar de não ser uma cozinha industrial, temos conseguido preparar as refeições no mesmo dia que elas são servidas, ao contrário do que acontecia na antiga cantina”, destaca.

A nutricionista Natália Rosa Moreira diz que o cardápio é bastante diversificado. “Em cada dia da semana temos um prato diferente. Um cardápio quinzenal que se necessário será modificado. A cantina foi transferida há quinze dias e os servidores têm dado uma resposta positiva em relação ao cardápio que estipulamos. O espaço físico é excelente, oferece todas as condições de higiene necessárias para que os cozinheiros possam preparar uma refeição bem saudável, equilibrada e dentro dos padrões de higiene estabelecido.”

Notícias relacionadas