Super banner
Super banner

Etapa regional do Concurso Queijo Minas Artesanal acontece nesta sexta

Etapa regional do Concurso Queijo Minas Artesanal acontece nesta sexta

Etapa regional do Concurso Queijo Minas Artesanal acontece nesta sexta 1

Será realizada, nesta sexta-feira (11), a etapa Araxá do 8º Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal, realizado pelo Emater Minas, Instituto Mineiro der Agropecuária, Governo de Minas Gerais; com apoio da Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap), através da ExpoAraxá e diversas outras organizações.

Estão inscritos 14 produtores cadastrados da microrregião Araxá. A comissão julgadora será composta por sete juízes, todos são conhecedores e apreciadores do Queijo Minas Artesanal, sendo que alguns deles já foram juízes do concurso estadual em BH. Entre os sete juízes estão gastrônomos, profissionais de instituições de ensino e pesquisa ligados ao Queijo Minas Artesanal, representantes da Emater-MG, IMA e MAPA.

Eles avaliam apresentação, cor, consistência, textura, paladar e olfato. O concurso visa valorizar, divulgar e estimular a produção de Queijos Artesanais com qualidade. O concurso regional é a fase classificatória para a etapa estadual, onde concorrem os cinco primeiros classificados nos concursos regionais das regiões caracterizadas.

Contando apenas os produtores cadastrados na região de Araxá, chega-se a uma quantidade, aproximada, de 15 toneladas/mês de produção de Queijo. Já foram cadastrados no Programa Queijo Minas Artesanal Araxá 24 produtores.

Atualmente, com suas produções em atividade são aproximadamente 20 produtores.

Serviço

Evento: Etapa Araxá do Concurso Queijo Minas Artesanal.

Data: Sexta feira, dia 11 de abril.

Horário: 15h.

Local: Parque de Exposições Agenor Lemos.

Notícias relacionadas