Super banner
Super banner

FCCB apresenta o espetáculo “Harmonitango”

FCCB apresenta o espetáculo “Harmonitango”

Harmonitango Araxá

A série Grades Concertos, que é realizada pela Fundação Cultural Calmon Barreto com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, apresenta no sábado (18), o espetáculo “Harmonitango”, no Teatro Municipal, às 20 horas. Os ingressos gratuitos podem ser retirados a partir de quinta-feira (16) na sede da Fundação Cultural Calmon Barreto e no Teatro Municipal em horário comercial.

O Trio

A busca por diferentes sonoridades e de novas formas de expressão: esta é a razão para a formação deste trio formado por músicos com grande experiência camerística José Staneck, Ricardo Santoro e Sheila Zagury.

Através da fusão de seus estilos, os músicos encontram na música de Astor Piazzolla uma maneira de se expressar de forma lírica e emocionante, valorizada pela riqueza tímbrica da harmônica, do violoncelo e do piano.

A similitude da sonoridade da harmônica com o bandoneon transfere à música de Piazzolla toda a energia deste grande compositor, que se reflete em detalhes, valorizada pelos arranjos e pela execução do trio Harmonitango.

Em 2011 Astor Piazzolla completaria 90 anos de idade. Por este motivo o grupo Harmonmitango vem fazendo uma série de concertos homenageando esse importante compositor sul americano.

Os componentes

José Staneck

Misturando influências diversas, José Staneck desenvolve um estilo próprio onde elementos tanto da música de concerto quanto da música popular brasileira e do jazz se fundem a serviço de uma sonoridade e expressividade marcante. Estudou harmonia com Isidoro Kutno, análise com H. J. Koeullreutter e interpretação com Nailson Simões. Obteve o título de Mestre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Atua com diferentes formações camerísticas, e já foi solista de diversas orquestras sinfônicas nacionais e internacionais.

Ricardo Santoro

Iniciou seus estudos com seu pai, o contrabaixista Sandrino Santoro. Formado pela Escola de Música da UFRJ, é músico da Orquestra Sinfônica Brasileira e da UFRJ. Tem seis CDs gravados com o Trio Aquarius, Trio Mignone, Duo Milênio, Quarteto Guerra-Peixe e Tocata Brasil. Com seu irmão gêmeo Paulo, forma o prestigiado Duo Santoro de Violoncelos. Já se apresentou nas principais salas de concerto do Brasil, da Alemanha e dos Estados Unidos. Como solista, se apresentou à frente de várias orquestras no Brasil, entre elas a Orquestra Sinfônica Brasileira por quatro vezes. Desde 2004, é o professor de violoncelo do Festival Vale do Café, e, desde 2008, do Curso Internacional de Verão de Brasília.

Sheila Zagury

Pianista de formação eclética, ela já atuou com vários artistas de renome como Eduardo Dussek, Ângela Rorô, Rio Jazz Orchestra, Neti Szpilman e Marianna Leporace, e em numerosos espetáculos de teatro e shows. Mantém um duo com Daniela Spielmann há 10 anos, tendo lançado em 2007 o CD intitulado “Brasileirinhas”. Mantém também com José Staneck um duo de 15 anos. Em 2008 realizaram vários concertos dedicados à música erudita brasileira e à obra de Piazzolla. Participa de grupos como a Cyclophonica, do conjunto de música judaica Zemer e da Orquestra Lunar, orquestra de gafieira formado exclusivamente por mulheres e que acaba de gravar seu primeiro CD. É professora da Escola de Música da UFRJ. No momento, cursa o Doutorado em Música, na UNICAMP, além de se manter com suas atividades artísticas.

Serviço

Harmonitango

Dia 18 de maio de 2013

No Teatro Municipal de Araxá

Às 20 horas

Informações ASCON FCCB: (34) 3661-7666

 

Notícias relacionadas