Feitec do Senac Araxá atrai mil alunos do ensino médio

Feitec do Senac Araxá atrai mil alunos do ensino médio

Cerca de mil alunos do ensino médio, das redes públicas e particular de ensino, participaram da primeira edição da Feira das Profissões Técnicas (Feitec), no Senac Araxá. Durante um dia inteiro, palestras e estandes apresentaram atividades práticas desenvolvidas pelos alunos dos cursos de nível técnico ministrados na instituição.

O coordenador do Senac Araxá, Andre Carvalho, explica que foi uma demonstração das atribuições dos futuros técnicos, reforçando a importância do trabalho de cada um no mercado.

“O empenho de alunos, instrutores e colaboradores em se dedicar plenamente a cada profissão, oferecendo a dimensão real, emocionou a todos. Os participantes perceberam que podem exercer algumas dessas belíssimas carreiras. A esperança de ter sucesso com dedicação ao próximo foi a maior lição do evento, que terá novas edições nos próximos anos”, afirmou Andre.

Os orientadores de curso Sibila Reis e Jeremias Cordeiro se encarregaram das palestras O Mercado de Trabalho, para os interessados em Comércio e Gestão, e Mercado de Trabalho, para quem está atento ao Turismo.

Nos estandes, a turma de Técnico Esteticista ofereceu limpeza de pele e massagem relaxante. Já o Técnico em Farmácia mostrou como é realizada a produção de cremes estéticos no laboratório montado na unidade. Os futuros técnicos em Informática apresentaram uma rede de dados em operação e todos os componentes de Hardware.

O curso Técnico em Nutrição e Dietética distribuiu amostras de produtos das diferentes regiões do país para degustação e promoveu a análise da taxa de gordura. Os estudantes do Técnico em Turismo e Hospitalidade explicaram como é a produção de caldos e doces, convidando os visitantes a utilizar o traje adequado para utilização da cozinha industrial.

Os alunos de Técnico em Enfermagem montaram sala de pronto atendimento, com medição de pressão e exibição das formas de intercorrência e execução de curativos, enquanto os futuros técnicos em Segurança do Trabalho apresentaram Equipamentos de Proteção Individual e vídeos de acidentes de trabalho.

Ponto alto da feira foi a ação conjunta dos cursos Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Enfermagem, que simularam uma aluna passando mal. Os alunos de Segurança fizeram os procedimentos de socorro e transporte até o estande de Enfermagem, onde aconteceram os procedimentos de estabilização do paciente. Como ocorreu sem aviso, a simulação teve clima de realismo e os participantes puderam conferir a prática completa de cada área.

Cerca de 80 alunos, de três turmas do 3º ano do ensino médio, da Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira (Polivalente) visitaram a Feitec e ficaram impressionados com a qualidade demonstrada.

“Em nossa escola, aplicamos não só a teoria, mas prática também. Então, trabalhamos com laboratórios vivos de Português e Matemática etc. A feira veio para enriquecer demais o que trabalhamos. Foi muito importante a participação”, afirma a supervisora da escola, Elenice Veloso Paula.

Notícias relacionadas