
De outubro a fevereiro, o projeto Ecoarte realizou diversas oficinas com atividades voltadas à promoção da inclusão social de crianças e jovens, valorizando a criatividade e a sustentabilidade. Para celebrar os resultados culturais e destacar o talento dos participantes, será realizado o Festivalzinho Ecoarte, uma mostra de tudo o que foi produzido nas oficinas.
O evento acontecerá no próximo domingo, dia 16, pela manhã, no espaço Ecosense.
“O objetivo é mostrar a evolução e as habilidades desenvolvidas pelos participantes ao longo dos últimos meses. É também uma forma de prestar contas à comunidade sobre o trabalho que estamos realizando”, explica Patrícia Moço, coordenadora do Ecoarte.
Um dos pilares do projeto é a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao longo das vivências em turmas mistas, ficou claro que a melhor forma de inclusão é a convivência com as diferenças. “Para essas crianças, as diferenças são a soma de algo muito maior, uma riqueza única na forma de vivenciar a proposta das oficinas e o desenvolvimento das habilidades, com a segurança de estar entre pares que enxergam muito além da diferença. Aqui, a diferença multiplica os saberes, trazendo performances coletivas e individuais únicas”, destaca Patrícia.
O Festivalzinho Ecoarte proporcionará um momento de integração entre os participantes, suas famílias e a comunidade, promovendo a arte como ferramenta de transformação social e sustentabilidade. Serão montadas tendas com equipamentos de som, luz e projeção para apresentar, em telão, o trabalho realizado nas oficinas. O cenário será montado utilizando instrumentos e indumentária construídos coletivamente durante as oficinas, com material reutilizável e foco na sustentabilidade.
O projeto Ecoarte é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal, com patrocínios da CBMM, Bem Brasil e Zema, e promoção do Espaço Ecosense.
Serviço
FESTIVALZINHO ECOARTE
Data: 16/02 – Domingo
Horário: das 9h às 11h30
Local: Espaço Ecosense
Programação:
Apresentações coletivas e individuais dos participantes das oficinas em um show de talentos divertido e acolhedor. As oficinas são:
- Teatro
- Artes circenses
- Capoeira
- Artes visuais (Desenho, Cultura Hip Hop e Oficina de Artes Visuais Sustentáveis)
- Encerramento – Show musical e Jam session – artistas da cidade e do projeto.
Equipe do Festivalzinho Ecoarte:
Coordenação geral – Patrícia Moço
Cerimonialista – Rosana Loren
Professores – Andreia Muniz e Gabriel Arcanjo
Monitores – Michael e Mislene
Apoio técnico e pedagógico – Jacqueline, Ovídio e Kelli
Buffet – Ana Cláudia