Super banner

IMA aposta no uso correto de agrotóxicos

IMA aposta no uso correto de agrotóxicos

Análises laboratoriais realizadas pelo Projeto de Alimento Seguro (PAS), implantando este ano pelo governo de Minas, mostram que o plantio de tomate e morango em 11 municípios mineiros que detêm a maior produção do Estado está sendo feito dentro dos padrões recomendados em relação ao uso do agrotóxico.

A primeira coleta, realizada em julho, mostrou que das 54 amostras analisadas, 81,5% estavam em conformidade com o recomendado, 5,5% utilizavam produtos não indicados e 13% estavam fora do padrão quanto ao limite máximo de resíduos.

Nas propriedades que não seguem o padrão recomendado, que totalizam 18,5%, os produtores serão orientados pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) com o objetivo de adequar o uso de agrotóxicos, de acordo com as normas vigentes. Até dezembro, haverá novas coletadas para análises laboratoriais, totalizando 160 amostras.

As 45 propriedades produtoras de morango participantes do projeto estão nas cidades de Alfredo Vasconcelos, Barbacena, Estiva, Pouso Alegre e Bom Repouso. Já as 45 de tomate estão em Carandaí, Carmópolis de Minas, Pimenta, Maravilhas, Lagoa Dourada e Barbacena. Na primeira fase, foram selecionadas propriedades com maior área plantada destas culturas para participarem do monitoramento. Nelas, o IMA aplicou um questionário para avaliar se o produtor conhece as normas para o uso de agrotóxicos.

Desenvolvido pelo IMA para monitorar resíduos de agrotóxico, o Programa de Alimento Seguro é inédito e surgiu pela representatividade de Minas na produção de tomate e morango. O Estado é o 3º maior produtor de tomate do Brasil e o 1º em morango.

Como as duas culturas requerem uso intensivo de agrotóxicos para o controle de pragas, é de grande importância o monitoramento de resíduos e as fiscalizações de uso e comércio nas regiões produtoras.

Mais qualidade

Minas Gerais possui uma área plantada de 1.614 hectares para a cultura de morangos. No ano de 2008, a produção foi de 79 mil toneladas. Já para os tomates são destinadas cerca de 8 mil hectares de área plantada, com uma produção de 461 mil toneladas, ano passado.

O responsável pela área de agrotóxicos da Gerência de Defesa Vegetal do IMA, Thales Fernandes, afirma que os produtores têm demonstrado bastante interesse.

“Esta iniciativa é uma oportunidade para que os produtores possam se profissionalizar cada vez mais e, com isso, aumentar sua lucratividade”, analisa Fernandes. Em setembro e outubro, haverá treinamentos gratuitos para todos os produtores inseridos no PAS, em suas respectivas cidades, onde serão capacitados na aplicação de agrotóxicos.”

Ao final do evento, eles receberão um Equipamento de Proteção Individual (EPI) e um DVD com vídeo demonstrativo. Esses eventos têm a parceira do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Metodologia

A metodologia do PAS visa desenvolver ações para provocar mudança de comportamento dos produtores em relação ao uso seguro de agrotóxicos. Para isso, estão sendo realizadas palestras e reuniões com as comunidades e a fiscalização do comércio e do uso do produto foi intensificada.

As ações do IMA buscam a redução de riscos e número de acidentes e de contaminação de trabalhadores que aplicam agrotóxicos, redução dos custos de produção e aumento da renda dos produtores, melhoria da qualidade do morango e do tomate ofertado ao consumidor, diminuição dos danos causados à saúde humana, animal e ao meio ambiente, dentre outros.

Notícias relacionadas