Super banner
Super banner

Inscrições para o concurso internacional da ExpoQueijo Brasil 2025 são prorrogadas até 8 de junho

Inscrições para o concurso internacional da ExpoQueijo Brasil 2025 são prorrogadas até 8 de junho

Produtores de queijo do Brasil e do exterior ganharam mais alguns dias para garantir a participação na ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards, considerada a maior premiação de queijos artesanais das Américas. As inscrições para o Concurso Internacional de Queijos, que integra a programação do evento, foram prorrogadas até o próximo domingo, 8 de junho, e devem ser feitas por meio do site oficial.

A quinta edição da ExpoQueijo será realizada de 26 a 29 de junho, nos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá. A expectativa é de participação recorde, com a presença de centenas de produtores, especialistas e apreciadores do queijo artesanal.

“Decidimos ampliar o prazo para garantir a participação de produtores que solicitaram mais tempo para concluir a documentação e os preparativos. Queremos valorizar a diversidade e ampliar a representatividade no concurso”, explica a organizadora do evento, Maricell Hussein.

O evento é promovido pela Bonare Eventos, em parceria com o Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG) e de Cultura e Turismo (Secult-MG), além da Emater-MG, Epamig e IMA.

Segundo o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa-MG, Gilson Sales, a ExpoQueijo se consolidou como uma vitrine internacional para o queijo artesanal produzido de forma regularizada. Nesta edição, o concurso contará com 45 categorias, incluindo queijos produzidos com leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e misturas, avaliados por jurados nacionais e internacionais com base em sete critérios sensoriais: aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor.

Os vencedores serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. O queijo com maior pontuação geral receberá o troféu Super Ouro. “Já temos inscrições de produtores da Europa e de diversos países da América Latina. Esta será uma edição especial, em que também celebraremos o reconhecimento dos modos de fazer do Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, destaca Maricell.

Na edição de 2024, o concurso reuniu 1.110 queijos de 14 países. Para participar, os produtores devem estar devidamente registrados junto às autoridades sanitárias do país de origem e atender aos critérios técnicos estabelecidos no edital.

Feira e programação paralela

Além do concurso, a ExpoQueijo Brasil 2025 contará com uma Feira Internacional de Negócios, palestras, conferências, mesas de debate e uma vila gastronômica e cultural. A programação pretende fortalecer o setor e impulsionar diversas áreas, como turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia, fornecimento e relações internacionais.

A realização da ExpoQueijo conta ainda com a parceria das associações de produtores de queijo artesanal e o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura em Minas Gerais, e da prefeitura de Araxá.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *