Super banner

Começam as inscrições para os Jogos do Interior de Minas

Começam as inscrições para os Jogos do Interior de Minas

A Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais (Seesp-MG) abriu as inscrições (http://bit.ly/2kk3uPc) para os Jogos do Interior de Minas (Jimi). A competição, substituída desde 2012 pelos Jogos de Minas Gerais, volta ao calendário da oficial em 2017 em seu formato original.

Criado em 1985, o JIMI chega à sua 33ª edição neste ano, com foco no esporte de participação.“Até aqueles que não possuem a pretensão de se profissionalizar poderão participar. Com o Jimi ampliamos o interesse das pessoas defenderem os títulos por suas cidades, estimulamos a melhora na qualidade de vida, evitamos que os jovens mineiros flertem com a criminalidade, por estarem envolvidos em uma agenda de treinos e jogos, e ainda favorecemos a descoberta de novos talentos”

Ricardo Sapi, secretário de Estado de Esportes em exercício

O que todo grande atleta, independentemente da modalidade tem em comum? Todos eles receberam uma chance de disputar uma competição antes de chegar ao alto rendimento. Inclusive, uma das etapas mais difíceis para realizar este sonho é exatamente essa iniciação em competições. E é exatamente isso que o Jimi oferece a crianças e adolescentes espalhados por todo o estado.

Atleta de handebol, Roberta Cassiano disputará o Jimi pela primeira vez e não vê a hora de representar sua cidade, Lavras. “Ainda faltam alguns meses, mas já estou apreensiva para disputar minha primeira competição. Além da prática esportiva, o Jimi é uma grande oportunidade para eu conhecer o esporte de competição e ter uma noção de onde posso chegar na minha modalidade, já que vou disputar com as melhores da minha região”, acredita a atleta de 16 anos.

Apesar de o Jimi ser sua primeira experiência, Roberta sabe bem onde quer chegar. “Sonho em poder um dia me profissionalizar e viver do handebol, mas para isso tenho que subir degrau por degrau, e o primeiro é a disputa do Jimi pela Ufla (Universidade Federal de Lavras)”, conta a atleta, que começou a praticar o esporte há apenas três anos.

“Jogo handebol desde 2013. Estudo em colégio militar e comecei a praticar na escola, na aula de Educação Física. Em pouco tempo evoluí tanto que me chamaram para treinar na equipe da cidade e agora terei essa oportunidade de disputar o Jimi”, conclui Roberta.

Profissionais

Por outro lado, o Jimi também serve para atletas que já são profissionais em suas modalidades, como é o caso de Gabriel Lima, levantador do time de vôlei de Montes Claros e que atualmente faz parte do time adulto da cidade, que disputa a Superliga.

“A expectativa é sempre a melhor possível. Nos últimos anos estamos crescendo e evoluindo, o que contribuiu para que Montes Claros fosse campeão geral dos Jogos de Minas”, conta o jogador, que espera enfrentar grandes adversários na competição.

“Apesar de diminuir a exigência para a participação dos atletas, sabemos que haverá times competitivos no Jimi e a ideia é que consigamos repetir as atuações do último ano para representarmos Montes Claros novamente no cenário estadual”, confia Gabriel.

Além da expectativa dos atletas, a abertura das inscrições para os Jogos também gera ansiedade sobre a  confirmação das cidades que sediarão as disputas. Entre os vários municípios que se inscreveram para receber as etapas microrregionais está Pitangui, cidade localizada no Território Oeste, que concorre para sediar a etapa microrregional.

“A pasta de Educação e Esportes de Pitangui ficou parada praticamente por oito anos. Por isso, ao assumir a secretaria decidimos nos inscrever para sediar o Jimi, pois dessa forma estaríamos voltando ao cenário esportivo da melhor maneira possível”, explica Edson Miguel de Barcelos, secretario de Educação e Esportes do município.

Além da visibilidade e do incentivo que o Jimi leva para as cidades-sede, Barcelos também tem esperança que dessa forma praticamente todos os jovens do município vão querer participar da competição.

Começam as inscrições para os Jogos do Interior de Minas 1

Regulamento

Assim como nos anos anteriores, as competições são divididas em três fases: microrregional, regional e estadual. Para a primeira fase, as inscrições serão divididas em duas partes.

Até o dia 3 de março as prefeituras municipais precisam realizar o cadastro de quais modalidades terão representantes. Posteriormente, entre os dias 6 e 31 de março, é hora de definir quais os atletas que representarão cada cidade na disputa – as prefeituras poderão cadastrar novos competidores para as modalidades que já se inscreveram.

Já para aqueles que forem competir na segunda etapa microrregional, que acontecerá de 27 de abril a 1º de maio, as inscrições vão até o dia 7 de abril. A divisão das oito microrregionais nas duas datas será divulgada em breve pela comissão organizadora do evento. Veja aqui (http://bit.ly/2keLROe) o Regulamento Geral dos Jogos do Interior de Minas.

Importante: neste ano não será necessária a filiação do atleta a alguma federação. Os atletas já filiados também poderão participar normalmente. Não haverá cobrança de taxa por parte das federações. Para realizar as inscrições equipes e/ou atletas devem procurar a prefeitura de seu município e solicitar sua participação no Jimi.

A competição

Ao todo serão 16 modalidades esportivas em disputa, nos naipes masculino e feminino. O Jimi será realizado em três etapas: microrregional, regional e estadual. A primeira delas terá início em abril, com as disputas das modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e voleibol. A segunda etapa será realizada em junho, com as mesmas modalidades.

Já a etapa estadual acontece em três momentos: em setembro serão realizadas as disputas dos esportes individuais e paraolímpicos: atletismo, natação, ciclismo speed, ciclismo mountain bike, natação, judô, karatê, taekwondo, xadrez, bocha paralímpica, basquete em cadeira de rodas, atletismo PCD e natação PCD.

Em outubro acontecem as disputas das modalidades coletivas. Diferentemente do que aconteceu em 2016, as equipes classificadas serão agrupadas em apenas uma divisão.

Além disso, na fase microrregional os territórios são organizados da seguinte forma: Metropolitana; Sudoeste – Oeste; Alto Jequitinhonha – Médio e Baixo Jequitinhonha – Mucuri; Norte – Central; Sul; Triângulo do Norte – Triângulo do Sul – Noroeste; Vertentes – Mata; Caparaó – Vale do Aço – Rio Doce.

Já na regional a organização muda para: Alto Jequitinhonha – Médio e Baixo Jequitinhonha – Mucuri – Norte – Central; Sul – Vertentes – Mata; Triângulo do Norte – Triângulo do Sul – Noroeste – Sudoeste – Oeste; Metropolitana – Caparaó – Vale do Aço – Rio Doce.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *