Super banner

Leila Ferreira inaugura a segunda temporada do Sempre Um Papo

Leila Ferreira inaugura a segunda temporada do Sempre Um Papo

A jornalista araxaense Leila Ferreira é a convidada desta noite (3) para debater o tema “É Conversando que a Gente se Entende: a Importância da Comunicação nas Relações Interpessoais”, no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) – Centro de Convivência Dr. Christiano Barsante Santos, a partir das 19h30, com entrada franca. Leila inaugura a série de encontros pelo segundo ano de parceria entre o Circuito CBMM de Cultura e projeto Sempre Um Papo. Cinco eventos serão realizados durante este ano.

Saber conviver é uma das habilidades essenciais para se alcançar a tão falada qualidade de vida. O sucesso das relações pessoais em casa ou no trabalho depende de uma série de comportamentos e valores como a gentileza, o respeito, o bom humor, a naturalidade e a leveza.

É sobre esses temas e o papel que eles desempenham no nosso cotidiano que Leila Ferreira discorre em sua palestra – uma reflexão bem-humorada e recheada de exemplos, fruto de pesquisas feitas no Brasil e no exterior e de sua experiência como apresentadora de um programa de TV (Leila Entrevista) pelo qual passaram mais de 1,6 mil entrevistados.

No encontro, a jornalista propõe uma reflexão sobre os valores e comportamentos que ajudam a garantir uma comunicação mais eficaz nas relações pessoais – no trabalho, na família e na esfera social. A palestra destaca a importância da escuta (comunicar-se bem, mais do que saber falar, é saber ouvir), do calor humano, do respeito, da simplicidade, da autenticidade, do bom-humor e, acima de tudo, da gentileza nas relações interpessoais.

Em uma cultura que estimula o individualismo e gera um stress cada vez mais preocupante, a convivência, principalmente em casa e no trabalho, torna-se cada vez mais difícil. As tecnologias da comunicação estão mais sofisticadas, mas o conteúdo tende a se esvaziar.

Pessoas tensas, mal-humoradas, autocentradas e pouco gentis dificultam a convivência, geram atritos, comprometem a produtividade nas empresas e criam ambientes pesados em casa.

“Gentileza gera gentileza, sabemos todos. E leveza produz leveza. Mas o contrário também se aplica. Temos que estar atentos aos nossos hábitos. Saber conviver é uma das ferramentas essenciais para quem busca, não só o sucesso profissional, mas, acima de tudo, a tão desejada qualidade de vida”, adianta a palestrante.

Leila Ferreira é mestre em Comunicação pela Universidade de Londres. É colaboradora da revista Marie Claire e apresentou o programa “Leila Entrevista” pela Rede Minas de Televisão e TV Alterosa /SBT, por 10 anos. Atuou na TV Globo Minas, nos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, na Rádio Guarani FM e na Rede Bandeirantes. É autora dos livros “Mulheres: por que será que elas…?” e “Leila Entrevista: Bastidores”.

Notícias relacionadas