Super banner

Leite em alta cria oportunidades de aumento de produção

Leite em alta cria oportunidades de aumento de produção

Leite em alta cria oportunidades de aumento de produção 1

Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/Usp (Cepea), o preço bruto médio (inclui frete e impostos) pago ao produtor fechou em R$ 1,0209 em março deste ano – alta de 3,02% -, frente ao mês anterior. Considerando-se a série histórica do Cepea em termos reais, o preço médio bruto de março de 2014 é 5,94% superior ao de março do ano passado e está a expressivos 21,08% acima da média desse mês nos últimos 10 anos.

Simultaneamente ao bom preço pago pelo litro de leite ao produtor, o Custo Operacional Efetivo (COE), que implica no desembolso do produtor com mão-de-obra contratada, concentrados, fertilizantes, sementes, medicamentos, sais minerais, reparos e benfeitorias, energia elétrica, combustíveis, inseminação e outros dessa natureza, foi outro indicador que caminhou a favor da atividade, registrando ligeira alta de 1,98% na média nacional.

A pecuária leiteira vive uma nova dinâmica. O cenário apresentado sugere que os produtores aumentem a produtividade, façam escala na produção. Investir em leilões de alta genética, com condições especiais de pagamento é um atalho para aumentar a produtividade e rentabilidade do seu rebanho.

Leilão em Araxá

O Leilão Excelência dos Araxás chega à sua quarta edição com o prestígio de ser um dos principais leilões do calendário anual da raça Girolando. Marcado para a próxima sexta-feira, 04 de abril, a partir das 20h, com transmissão ao vivo do canal Terra Viva, direto do Parque de Exposições Agenor Lemos, em Araxá (MG), o evento coloca em oferta 40 lotes, rigorosamente selecionados, entre animais premiados durante a ExpoAraxá.

Neste ano o Excelências do Araxás é promovido pela anfitriã, Fazenda Congonhas, e também pela Fazenda Valinhos, Java Pecuária, de Monte Alegre (MG), e Genética Nova Terra, de Uberaba (MG). Além dos promotores, 15 criadores, que se destacam no trabalho de seleção de genética leiteira de diversas regiões do país, ofertam animais no evento.

Gustavo Aguiar, titular da Fazenda Congonhas, destaca que o leilão terá oportunidades para compradores de diversos segmentos. “É um leilão de genética diferenciada. Ofertaremos doadoras, vacas campeãs de pista e torneio leiteiro, além de bezerras que são fortes candidatas a campeãs”, destaca.

Notícias relacionadas