Super banner
Super banner

Liminar garante volta do funcionamento de frigorífico

Liminar garante volta do funcionamento de frigorífico

O Frigorífico Pacheco volta a funcionar amanhã (25) após ser interditado na semana passada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que encontrou deficiências em instalações, equipamentos e na aplicação do Programa de Boas Práticas de Manipulação, não corrigidas de forma satisfatória no prazo estabelecido, segundo nota divulgada no site da Mapa . A diretoria do frigorífico entrou com um pedido de liminar para voltar a funcionar e teve ganho de causa, segundo o gerente administrativo, Ademir José da Cunha.

“Entramos com um pedido de liminar na Justiça Federal e fomos autorizados de realizar o abate direto do gado. Amanhã nós já temos uma escala de 130 animais para o abate”, diz Ademir.

De acordo com o gerente, o frigorífico atende uma terceirização de abate de aproximadamente 1,2 mil bovinos e 800 suínos por mês. Mesmo voltando a funcionar, o frigorífico terá que se adequar. “As normas não são em termo de higienização ou algo que estrague a carne, são benfeitorias dentro do frigorífico que o Ministério da Agricultura exige”, diz.

Segundo Ademir, o Mapa quer que o estabelecimento se adeque às normas para abate de exportação, sendo que o frigorífico só abastece Araxá e cidades vizinhas, através do Programa Minas Carne do governo de Minas Gerais.

“Estamos com um projeto de adequação que deve chegar por volta de R$800 mil a R$ 900 mil para atender câmara, sala de necropsia e demais coisas. Isso vai deixar o frigorífico apto para abater em nível nacional”, explica. 

A interdição do frigorífico foi feita na última quinta-feira (21) e vigorou na sexta-feira, quando a direção da empresa entrou com o pedido de liminar.

Notícias relacionadas