Super banner
Super banner

Maioria dos comerciantes é contra calçadão na Olegário Maciel, diz pesquisa

Maioria dos comerciantes é contra calçadão na Olegário Maciel, diz pesquisa

Perspectiva do calçadão da Olegário Maciel proposta pelo arquiteto Gustavo Penna

Da Redação – A maioria dos comerciantes instalados na Presidente Olegário Maciel se manifestaram contrários à instalação de um calçadão no local. Em pesquisa realizada pela Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia), 55% dos empresários ouvidos afirmaram que não aprovam a mudança.

De acordo com a Acia, a pesquisa ouviu todos os comerciantes das duas primeiras quadras da rua (entre a avenida Antônio Carlos e praça GOvernadorr Valadares), abrangendo 78 empresas, entre os dias 6 a 13 passados.

Segundo o estudo, a maioria dos lojistas acredita que o calçadão representará mais falta de estacionamento e diminuirá o fluxo de consumidores no Centro da cidade, além de outras dificuldades em função da ausência de uma via de trânsito para veículos.

Já os comerciantes favoráveis defendem que no local poderia haver passagem de veículos do Corpo de Bombeiros e ambulâncias, além de horário específico para a carga e descarga de mercadorias. Eles acreditam que a transformação trará melhorias e aumento na movimentação do comércio no local.

Rua Presidente Olegário Maciel - Divulgação

Já em relação à revitalização da via, 95% dos entrevistados são favoráveis. Eles justificaram informando a necessidade de instalação de câmeras de segurança com monitoramento 24 horas, mais policiamento e melhoria na infraestrutura como asfalto, calçadas e iluminação. Os 5% contrários estão preocupados com o atraso na entrega das obras da avenida Antônio Carlos e por isso preferem que não façam melhorias na Olegário Maciel.

Outro questionamento feito pela Acia foi se os empresários são a favor de obras na rua Olegário Maciel enquanto durarem os tapumes na avenida Antonio Carlos. Neste caso, 86% dos comerciantes responderam que são contra porque haveria mais dificuldades de acesso e circulação de veículos no Centro; falta de organização na execução das obras, pois os serviços na avenida Antônio Carlos já prejudicam muito o comércio e haveria mais tumulto para estacionamento, além de alegarem que o prazo de término da obra na avenida Antônio Carlos não foi cumprido.

Apenas 14% se mostraram a favor e afirmaram que a continuidade nas obras do Centro da cidade é importante para evitar outros transtornos.

O presidente da Acia, Márcio Antonio Farid, diz que é fundamental que a opinião dos comerciantes seja ouvida com muita atenção. Segundo ele, os lojistas que estão com os seus comércios funcionando na rua Olegário Maciel são os mais interessados no assunto porque serão os mais afetados, caso a proposta da Prefeitura de Araxá de construir o calçadão seja executada.

Com Ascom

Notícias relacionadas