Super banner

Minas atrai indústria de café para agregar valor ao produto

Minas atrai indústria de café para agregar valor ao produto

Minas atrai indústria de café para agregar valor ao produto 1

O Certifica Minas Café deve atingir a marca de 1,7 mil propriedades cafeeiras certificadas até o fim de 2014. O programa é uma iniciativa do Governo de Minas, executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O Certifica Minas Café estimula os produtores a adotarem boas práticas de produção, uma gestão moderna da propriedade e incentiva a preservação ambiental.

Atualmente, 214 municípios mineiros participam do Certifica Minas Café. O número de propriedades certificadas é de 1.643. “A evolução das propriedades rurais e dos produtores é evidente. Hoje, eles trabalham na atividade de uma maneira mais profissional, fazendo que sua propriedade seja uma empresa rural independentemente do tamanho dela”, afirma o coordenador do Certifica Minas Café/Emater–MG, Julian Silva Carvalho.

Com a atuação de extensionistas especialmente treinados para a atividade, a Emater–MG orienta os produtores sobre as adequações das fazendas candidatas à certificação. Após essa etapa, o IMA faz as auditorias preliminares para checar se todas as exigências foram obedecidas. Em seguida, uma certificadora de reconhecimento internacional faz a auditoria final e concede a certificação às propriedades.

“Os extensionistas promovem as boas práticas agrícolas com o programa Certifica Minas Café e o produtor adota modelos de produção sustentáveis através das orientações técnicas. São práticas agronomicamente corretas e que auxiliam o produtor a maximizar o processo de produção, obtendo maior produtividade de maneira racional e sustentável”, explica Julian Carvalho.

O Certifica Minas Café incentiva o equilíbrio entre produção e meio ambiente. O cafeicultor tem de cumprir 95 itens para conseguir a certificação de sua propriedade. Por meio do programa, os produtores aprendem a fazer uma gestão mais eficiente da propriedade e desenvolvem ações de preservação ambiental.

Ações diversificadas

As ações são bastante diversificadas. Em todas as propriedades certificadas são elaborados mapas georreferenciados, destacando todas as fontes de água e projetos contendo um planejamento para proteção das mesmas. As nascentes devem estar protegidas para evitar o pisoteio e a compactação do solo e facilitar a revegetação.

O cafeicultor também tem que adotar diversos procedimentos para conservação e preservação da água e do solo. Dentre eles estão a manutenção da vegetação entre as linhas do cafeeiro, a construção de caixas de contenção de enxurradas e a realização de roçadas para controle do mato. Essas práticas melhoram a infiltração da água no solo e diminuem o seu escoamento superficial. Além disso, aumentam a diversidade biológica da propriedade e evitam a erosão.

Com Agência Minas

Notícias relacionadas